Encontro do “Suas em debate” discute rede de assistência social no município
Por Marketing, postado em 28/06/2013

"Suas em debate" apresentou panorama do serviço de assistência social em Cariacica.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Em mais um encontro mensal do Sistema Único de Assistência Social, o “Suas em debate”, profissionais da secretaria de Assistência Social (Semas) estiveram reunidos no auditório da Apae, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (28). Foram discutidos os serviços de Alta Complexidade, com foco no Programa Família Acolhedora e no Programa de Apadrinhamento Afetivo. O objetivo foi levar ao conhecimento dos profissionais da complexidade básica (Cras) e da média complexidade (Creas) a estrutura de funcionamento e as formas de articular o atendimento entre os três níveis de prestação de serviço social em Cariacica.
Segundo Cristina de Souza, coordenadora de Vigilância Socioassistencial da Semas, para aperfeiçoar os serviços e melhor atender os munícipes, as equipes precisam entender a estrutura da Assistência Social local. “Desta vez, estamos focando a divulgação dos Programas Família Acolhedora e de Apadrinhamento Afetivo”, disse. Os programas permitem o envolvimento da sociedade nos cuidados com crianças e adolescentes atendidos pelo município por situações diversas, como violência familiar, abandono e negligência.
Participação
O encontro desta sexta-feira reuniu profissionais do Cadastro Único (CadÚnico), dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Cras Móvel, dos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Segurança Alimentar e Nutricional, do Plantão, dos Conselhos Tutelares, da Gerência Administrativa e Financeira e da Alta Complexidade, além de representante do Ministério Público Estadual, e da subsecretária de Assistência Social de Cariacica, Lurdinha Zanon.
Ireudes Luiz da Silva, gerente de Alta Complexidade da Semas, fez referência ao atendimento integral necessário ao serviço prestado, previsto pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004); e à resolução 109/2009, que estabelece a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Apesar dos desafios na área, o gerente destacou realizações positivas da assistência social no município, como a reinserção de três idosos na família, por meio do serviço de Acolhimento Institucional para Idosos. “É um acontecimento importante por não ser comum alcançar esses resultados em nosso meio”, ressaltou. Ele lembrou,ainda, que um dos desafios a serem conquistados no município é a implementação da chamada Residência Inclusiva para acolhimento de pessoas com deficiência. “É um procedimento complexo, que exigirá nosso empenho e o cofinanciamento do Governo Federal”, concluiu.
Informações Adicionais:
Texto:Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira