Cariacica na rota do desenvolvimento dos Empreendedores Individuais

Oficinas de treinamento na Semana do Microempreendedor Individual em Cariacica.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Oficinas de treinamento na Semana do Microempreendedor Individual em Cariacica.FOTO: Semco / Lucas Calazans


A primeira semana de julho será toda dos microempreendedores individuais, com cursos de qualificação ministrados por consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) ocorrerá em várias regiões do estado com oficinas de segunda (1º) a sábado (6).


Em Cariacica, as oficinas serão realizadas na Casa do Micro e Pequeno Empreendedor (Ciampe), das 14h às 17h, mas apenas até a sexta-feira (5). Os temas abordados serão: “Sei Controlar Meu Dinheiro”; “Sei Planejar”; “Sei Comprar”; “Sei Empreender” e “Sei Vender”. Outro serviço oferecido é a orientação para a impressão de boletos, formalizações, envio de Declarações (DASN) e orientação técnica sobre a área de atuação de cada empresário.


O intuito da ação é de estimular a formalização dos negócios de menor porte, bem como capacitar os gestores destes estabelecimentos de maneira a garantir maior estabilidade no mercado. Para participar, é preciso se inscrever na oficina de interesse. As inscrições seguem abertas até encerrarem as vagas. Mais informações são obtidas pelo telefone 0800-570-0800 (Sebrae) ou pelo 3346-6367 (Ciampe).


As ações ocorrem não só em Cariacica, mas em todo o Espírito Santo. Serão 22 pontos espalhados pela Grande Vitória, Venda Nova, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Anchieta. Em todo o Estado, há registradas mais de 80 mil microempresas. No Espírito Santo, a média de formalizações, segundo dados da Receita Federal, é de 68 por dia, no primeiro semestre de 2013. Em Cariacica, hoje há registrados no órgão federal 8.868 negócios, atualmente.


Características de um MEI


O Microempreendedor Individual é uma categoria jurídica destinada aos profissionais que atuam por conta própria, com faturamento bruto de até R$ 60 mil ao ano e não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular. Depois de formalizado, o empreendedor paga uma taxa mensal – máximo R$ 39,90 – e passa a contar com diversos benefícios, além de adquirir o direito ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), à emissão de notas fiscais e a concorrer em licitações públicas.


Cronograma da Semana do Microempreendedor em Cariacica


Segunda-feira (1º) – Sei Planejar
Terça-feira (2) – Sei Comprar
Quarta-feira (3) – Sei Vender
Quinta-feira (4) – Sei Empreender
Sexta-feira (5) – Sei Controlar Meu Dinheiro


Mais informações
Casa do Micro e Pequeno Empreendedor (Ciampe)
Endereço: BR-262 – Trevo de Alto Laje (Anexo ao CIRETRAN).
Telefones:0800-570-0800 (Sebrae) ou 3346-6367 (Ciampe)



Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira