Grupo Sete M inaugura unidade produtiva neste sábado (29)
Por Marketing, postado em 27/06/2013
O Grupo Sete M, oriundo de uma parceria entre algumas mulheres que antes faziam parte da Associação de Mulheres das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão, produz chips, banana passa, bombom e farinha, todos utilizando a banana como matéria-prima. E neste sábado (29), o grupo inaugura a unidade produtiva do empreendimento de economia solidária “Sete M”. O evento ocorrerá na comunidade de Cachoeirinha, ao lado da Igreja Católica do bairro, às 9h.
Todos os produtos feitos pelo grupo são vendidos nas feiras da Grande Vitória, em especial em Cariacica. As mulheres aproveitam o cultivo da banana, fruto abundante no município, para transformá-la em produtos manufaturados, gerando renda e ampliando o mercado.
O Grupo Sete M possui, por meio da gerência de Economia Solidária, dois convênios. Um firmado entre Prefeitura e Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e outro com o Governo Federal, por meio da secretaria Nacional de Economia Solidária.
O Programa Bem Viver de Desenvolvimento da Economia Solidária de Cariacica, fruto da parceria com a União, disponibilizará equipamentos, um espaço público para comercializar os produtos da economia solidária, uma incubadora itinerante para suporte e capacitação na gestão dos empreendimentos, estrutura para feiras regionais e promoção da economia solidária no município.
A produção média mensal do Sete M é de 200 kg. Com a nova sede e os novos equipamentos, haverá aumento da produção e inclusão de novas pessoas ao grupo.
Um pouco da história
Criada em 1996, a Associação de Mulheres das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão tinha, dentre seus objetivos, a busca por soluções para os problemas que afetam a geração de trabalho e renda na agricultura, na qualidade de vida da família e o desenvolvimento rural. Por isso, recebeu capacitação para produção de biscoitos, pintura em tecido, processamento de banana e outros.
Os cursos tinham como objetivo qualificar as mulheres da Associação. Sendo a banana o produto de maior abundância na região, sete mulheres decidiram trabalhar com seus derivados e iniciaram a produção, divulgando e comercializando. Depois de dois meses de trabalho, houve a necessidade de dar um nome ao grupo, que passou a se chamar “Grupo Sete M”.
Com o crescimento da produção, o Grupo Sete M necessitava construir um espaço próprio para atender as novas demandas. A obra da unidade produtiva iniciou com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de doações diversas e de um fundo que as produtoras mantinham, a partir da comercialização de seus produtos. A unidade conta com salas de maturação, limpeza, produção, embalagem e estocagem. Hoje, o grupo atua com cinco mulheres, e outras quatro que auxiliam eventualmente quando há aumento de produção.
Serviço
Inauguração da unidade produtiva do empreendimento da economia solidária “Sete M”
Onde: comunidade de Cachoeirinha, ao lado da Igreja Católica de Cachoeirinha (próximo à Cariacica Sede), às 9h
Quando: sábado (29).
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira