Campanha de apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes em Cariacica
Por Marketing, postado em 27/06/2013

Padrinho poderá levar afilhado para casa nos fins de semana, feriados e nas férias escolares.FOTO: Divulgação
Sensibilizada com a situação de carência afetiva e de relacionamento social de aproximadamente 60 crianças e adolescentes residentes nos três abrigos do município, a secretaria de Assistência Social (Semas) está fazendo uma campanha para conquistar o coração de novos padrinhos. Os candidatos ao apadrinhamento são crianças a partir dos sete anos e adolescentes, já considerados em uma idade avançada para serem adotados. O Projeto Apadrinhamento Afetivo foi criado pela Vara da Infância e Juventude de Cariacica e é desenvolvido pela Semas desde 2011.
O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idade entre sete e 18 anos incompletos, que estejam em acolhimento institucional (abrigos), que foram destituídos do poder familiar e têm poucas chances de adoção. O principal objetivo é proporcionar a essas crianças e adolescentes o acesso à convivência familiar e comunitária. O contato extra abrigo, por meio do apadrinhamento, permite experiências e referências afetivas de família . A população dos abrigos municipais é formada por crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados por questões de abandono, negligência, violência doméstica, dentre outros.
Padrinho do coração
O projeto funciona como o próprio nome sugere: com a conquista de um padrinho do coração para criação de um vínculo com os menores atendidos nos abrigos. Quando esse candidato for habilitado pela Semas e pela Vara da Infância e Juventude, ele poderá ter um afilhado, que conviverá com sua família, não para morada permanente, mas para visitas durante os fins de semana, feriados e férias escolares. É uma oportunidade de sair do isolamento social, ter referência de afeto que não seja somente dos funcionários do abrigo, ter em quem confiar, se divertir, ser chamado atenção quando necessário. Esse padrinho afetivo, muitas vezes, será o apoio que essa criança ou adolescente terá quando atingir a maioridade, podendo levar referências de afeto que mude seu futuro e ajude no seu desenvolvimento psicológico e social.
Os serviços de acolhimento institucional desenvolvidos nos abrigos são executados pela Alta Complexidade da Semas e destinados a crianças e adolescentes cujos vínculos familiares tenham sido rompidos ou fragilizados. A finalidade é garantir proteção integral, oferecendo condições de habitabilidade, higiene, alimentação, salubridade e segurança. As crianças e adolescentes ficam nesses espaços por um período provisório para serem trabalhadas as possibilidades de voltarem a sua família ou, esgotadas todas as possibilidades, serem encaminhadas para a adoção.
“Há interesse em conseguir estes padrinhos na comunidade, em geral. Mas, também, entre os próprios servidores da prefeitura. É uma forma de mostrar envolvimento com os programas assistenciais do município”, disse Augusta Gomes de Almeida Nascimento, assistente social e técnica de referência do Programa Família Acolhedora da Semas. Segundo ela, para ser candidato a padrinho é necessário passar por uma avaliação, ter acima de 18 anos e, preferencialmente, residir em Cariacica, além de não ter antecedentes criminais e poder participar das atividades do programa de Apadrinhamento Afetivo. Para obter mais informações, o interessado pode ligar para o telefone 3346-6321; enviar um e-mail, pelo endereço: [email protected]; ou, ainda, comparecer pessoalmente à Semas, localizada na avenida Ministro Eurico Salles, número 16, Campo Grande (próximo ao Hospital São Francisco).
Serviço:
Campanha de Apadrinhamento Afetivo em Cariacica
Requisitos:
- Ter mais de 18 anos
- Residir, preferencialmente, em Cariacica
- Não possuir pendência judicial que envolva crianças e adolescentes. Haverá uma entrevista psicossocial e visita domiciliar. Também será encaminhado à Vara da Infância e Juventude um relatório com documentos para habilitação do padrinho.
Documentação:
- Cópia do RG e do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Atestado de antecedentes criminais
Horário de atendimento na Semas: segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço: av. Ministro Eurico Salles, 16, Campo Grande (próximo ao Hospital São Francisco)
Informações: 3346-6321 e pelo e-mail [email protected]
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira