Revitalização e sinalização de vias do município

Melhorias no trânsito incluem sinalização horizontal e instalação de lombadas com dimensões previstas na legislação. FOTO: Semset/Divulgação

Melhorias no trânsito incluem sinalização horizontal e instalação de lombadas com dimensões previstas na legislação. FOTO: Semset/Divulgação


Trânsito mais seguro para os condutores de veículos e para os pedestres nas vias da cidade. Moradores de bairros, como Vila Oásis e Porto de Santana, já percebem o trabalho nesse sentido que a secretaria de Serviços e Trânsito vem realizando nos últimos dias. As intervenções incluem sinalização e instalação de lombadas regulares.


Segundo o subsecretário de Serviços e Trânsito da cidade, Francisco Carlos Peixoto, as melhorias realizadas nas ruas de Cariacica atendem parte das demandas da população. “A equipe da secretaria de Serviços e Trânsito traçou e está efetuando um plano de revitalização e de melhorias das vias. Estamos implantando lombadas regularizadas, de acordo com a lei de trânsito, além de novas placas de trânsito e pintura de vias, que há muito tempo esperam por esta demanda”, resume.


As ruas de Porto de Santana e Vila Oásis foram contempladas com a implantação de lombadas regularizadas, sinalização vertical e horizontal (pintura). Em Vila Oásis, as melhorias foram feitas na rua Santo Antônio, na rua Principal e na rua do Britador. “Levamos a revitalização de vias a algumas ruas de Porto de Santana, também”, lembra o subsecretário Peixoto.


Outros bairros


Em maio, outras ruas e avenidas da cidade começaram a receber sinalização e mudança no sentido de fluxo dos veículos. As intervenções viárias aconteceram nos bairros Campo Grande, Cariacica Sede, Jardim América e Vila Capixaba. A medida teve o objetivo de melhorar o trânsito e aumentar a segurança de pedestres e motoristas.


Entre as modificações planejadas, estava a mudança no cruzamento da rua José Vieira Gomes com a avenida Leopoldina, em Campo Grande. “Atualmente, quem vem pela José Vieira não pode virar à esquerda para acessar a avenida Leopoldina. Agora, vai ser possível”, informou o subsecretário, na época. Para isso, seriam retirados a sinalização horizontal e os divisores de pista (olhos de gato) existentes no cruzamento.


Ainda na avenida Leopoldina, um ponto de ônibus que causava engarrafamentos e atrapalhava a entrada dos carros na avenida Jerusalém foi reposicionado. O trecho da avenida fica próximo ao Supermercado Calvi e recebeu, também, uma parada para carga e descarga de caminhões, cujo uso é fiscalizado pelos agentes de trânsito. Em uma nova intervenção no trânsito da cidade, o sentido da rua Alegre, em Vila Capixaba, foi avaliado como tendo necessidade de passar a mão única, no sentido BR 262/bairro.


Ainda em maio, houve intervenções no trânsito do bairro Jardim América. O trecho da avenida Espírito Santo cortado pela linha férrea recebeu reforço na sinalização horizontal. Foram instalados divisores de pista e pintadas faixas de retenção. O serviço teve a parceria da empresa Vale/Ferrovia Centro-Atlântica. As modificações de melhoria no trânsito do município tiveram início com a instalação de sinalização e lombadas em Cariacica Sede.


Intervenções viárias:


(Junho)
- Vila Oásis e Porto de Santana: sinalização horizontal e vertical de vias e instalação de lombadas regularizadas, como nas ruas Santo Antônio, Principal e Britador, em Vila Oásis.


(Maio)
- Campo Grande: cruzamento da rua José Vieira Gomes passa a ser acesso direto para a avenida Leopoldina; reposicionamento da parada de ônibus (próxima ao Supermercado Calvi); criação de vaga anexa ao ponto de ônibus para carga e descarga de caminhões.


- Cariacica Sede: instalação de sinalização e lombadas.


- Jardim América: instalação de divisores de pista e pintura de faixas de retenção no trecho cortado pela linha férrea, na avenida Espírito Santo.


- Vila Capixaba: rua Alegre com mão única, no sentido BR 262/bairro.



Ações de melhoria no trânsito da cidade


Galeria de imagens


Semset/divulgação



Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira