Campanha de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada
Por Marketing, postado em 25/06/2013
Cariacica prorroga a campanha de vacinação contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. O prazo, que terminaria em 21 de junho, foi estendido até o dia 3 de julho. O município ainda não atingiu a meta, que é imunizar 24.796 crianças, de seis meses a menores de cinco anos. A imunização é importante por proteger os baixinhos contra três tipos de vírus: poliovírus I, II e III.
Este ano, 18.251 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 73,60% do público alvo. A vacina é dada por via oral, e os pais ou outro responsável deve levar os meninos e meninas até a unidade de saúde mais próxima de sua casa, mesmo que eles já tenham sido imunizados anteriormente.
A gerente de imunização do município, Ingrid Shineider Plazzi, diz que a vacina deve ser tomada por todas as crianças na idade adequada. “Mesmo as pessoas que já estejam com o cartão completo devem tomar a gotinha”, orienta.
O cartão de vacinação tem que ser apresentado ao profissional da saúde para que ele faça o registro da dose ministrada e verifique se há necessidade de alguma atualização de vacinas.
Campanha
O objetivo é evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil, que está livre da doença desde 1989. O risco se dá devido à possibilidade do causador da doença ser trazido por pessoas contaminadas que chegam de outros países. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, que geralmente ataca os membros inferiores e pode trazer sequelas paralíticas irreversíveis e até a morte. Em 2013, o Brasil realiza o 34º ano da campanha nacional contra a doença e comemora o 24º sem ela no país.
Os postos de vacinação contra poliomielite funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h:
U.S. Alto Lage
U.S. Bela Aurora
U.S. Bom Pastor
U.S. Campo Verde
U.S. Cariacica-Sede
U.S. Itapemirim
U.S. Jardim América
U.S. Jardim Botânico
U.S. Jardim Campo Grande
U.S. Mucuri
U.S. Nova Brasília
U.S. Nova Canaã
U.S. Nova Rosa da Penha II
U.S. Novo Brasil
U.S. Operário
U.S. Oriente
U.S. Porto Santana
U.S. Rio Marinho
U.S. Santa Bárbara
U.S. Santa Fé
U.S Santa Luzia
U.S. São Francisco
U.S. São Geraldo
U.S. Sotelândia
U.S. Valparaíso
U.S. Vila Graúna
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável:Marcelo Pereira