São João movido a um grande arraiá nos 123 anos de Cariacica

A quadrilha Santa Rosa irá se apresentar em frente ao Palácio Municipal.FOTO: Semco / Lucas Calazans

A quadrilha Santa Rosa irá se apresentar em frente ao Palácio Municipal.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Os contos de fadas que encantam as crianças; o arco-íris, que “mostra o caminho do tesouro”, por meio de cores que deixam as pessoas de diferentes idades maravilhadas e a história de Luiz Gonzaga, compositor e cantor do sertão nordestino que se tornou o Rei do Baião. Esses são os temas das quadrilhas que vão trazer beleza, alegria e animação para o Grande Arraiá, realizado em comemoração ao aniversário de 123 anos de Cariacica.


As quadrilhas Arraiá Gonzagão, do bairro Padre Gabriel, Juventude, de Porto de Santana, e Santa Rosa, do bairro homônimo, é que animarão a festa. A comemoração será em frente à prefeitura, a partir das 20h, nesta segunda-feira (24), dia de São João, padroeiro da cidade. Já os shows serão embalados pelos grupos Forró Comichão e Os Carreteiros, que vão proporcionar uma noite regada a forró e muito agradável. Principalmente para aqueles que curtem dançar agarradinho.


 

Conheça um pouco de cada arraiá


Arraiá do Gonzagão


Este ano, o arraiá do bairro Padre Gabriel vai trabalhar o tema que deu nome ao grupo: Gonzagão. A quadrilha tradicional caipira será apresentada por 24 dançarinos, que compõem a equipe fundada em 2006. O criador e presidente, Marcelo Francisco de Lima, sinaliza que o público vai testemunhar uma grande performance. “As pessoas podem esperar uma dança muito bonita e divertida. O povo vai sorrir”, garantiu. Ele conta que o grupo se preparou bastante. Segundo ele, os ensaios acontecem desde fevereiro, durante quatro vezes por semana.


Arraiá da Juventude


Com 32 componentes representando as sete cores do arco-íris, o Arraiá da Juventude, de Porto de Santana, se apresentará no estilo caipira. O grupo, que existe há mais de 30 anos, foi fundado pelo morador do bairro Nivaldo Santana, atual presidente da quadrilha. “Ele foi criado em uma igreja para estimular os jovens a participar das confraternizações. Por isso, recebe esse nome. Mas depois ganhou vida independente”, conta.


O vice-presidente da quadrilha, Patrick Gama, antecipa o quê o público pode esperar da atração. “Será um verdadeiro espetáculo. Nós vamos trabalhar em cima do ritmo e dos modelos de roupa usados em Pernambuco”, adianta.


Arraiá Santa Rosa


Já o arraiá Santa Rosa é formado por 36 componentes. O grupo existe há nove anos e foi fundado e é liderado por Edilson Apolinário da Silva, que é presidente da associação de moradores do bairro. A marcação da quadrilha fica por conta de Fabrício do Nascimento.


O tema desse ano são os contos de fadas. Nascimento explica que o estilo é o caipira luxo. “Nosso arraiá tem o marcador como símbolo e um orador. O grupo denominou seu estilo dessa forma porque, além de ter um tema e o passo coreografado, ainda mantém traços da quadrilha caipira, mas usa trajes mais luxuosos, com muito brilho”, diz.


Romance nos bastidores


foto2_quadrilha


 

 

Jessica Mickelly, de 21 anos, e Peterson Ferreira, 20, são dançarinos do Arraiá Santa Rosa. Os jovens são noivos e se conheceram por meio das festas de São João. Ela dançando pelo Santa Rosa e ele, pelo Arraiá da Juventude. Fazendo parte de quadrilhas diferentes, eles se encontravam em eventos nos quais seus grupos iam se apresentar.


 

 

 

Para o casal, as comemorações de junho tem um simbolismo muito importante. “São João nos uniu”, diz Peterson . É com esse amor às tradicionais comemorações deste mês que os dois se preparam para a apresentação, em frente ao Palácio Municipal. “Vamos trazer muita alegria para essa festa, agora dançando pelo mesmo grupo”, finaliza Jessica.


 

Informações à Imprensa:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Marcelo Pereira