Péricles dá um toque de swing e pagode nos 123 anos de Cariacica

Pagodeiro é a grande atração da noite de domingo (23) no aniversário de Cariacica.FOTO:  Divulgação

Pagodeiro é a grande atração da noite de domingo (23) no aniversário de Cariacica.FOTO: Divulgação


Péricles, ex-vocalista do Exaltasamba, já mandou avisar: na véspera dos 123 anos de Cariacica, ele vai trazer o melhor do swing e do pagode para a noite desse domingo. O palco em frente ao Palácio Municipal vai se transformar no point dos fãs do gênero. Antes do convidado nacional, o público confere a banda Hoje Tem, de Flexal II, e o compositor e intérprete da Independente de Boa Vista, Emerson Xumbrega. A festa começa às 20h.


O cantor Péricles está na estrada em carreira solo há dois anos e desembarca em Cariacica com o repertório do CD e DVD “Sensações”, produção em que homenageia os compositores Curica e Prateado.


A apresentação deve ser recheada de romantismo, tom que marca seu trabalho, mas sem deixar de lado os sucessos da época do Exalta e canções de partido alto. Segundo o próprio artista, músicas como “Azul Sem Fim”, “Até o Sol quis Ver”, “Gamei” e “Muita Calma Nessa Hora” nunca podem faltar a um show. Mas também deve ter novidade. Só que esta, os fãs devem esperar ele subir ao palco porque ele não entrega de jeito nenhum.


“Teremos algumas novidades sim! Mas é surpresa. Sou apaixonado pelo público capixaba que sempre me recebe de braços abertos. Terá muita alegria, muita vontade de fazer um som pra galera. Espero que todo mundo compareça. Venha se divertir!”, disse, em entrevista à secretaria de Comunicação (Semco).


Dentro do clima de aniversário, ele vai subir ao palco com um desejo para Cariacica. “Que ela siga seu caminho de prosperidade, oferecendo qualidade de vida para os seus cidadãos”, anuncia. Abaixo, confira, como aperitivo antes do show, a entrevista do cantor na íntegra e um resumo de sua biografia.


Pericão


Péricles Aparecido Fonseca de Faria nasceu em Santo André (SP). Teve seu primeiro contato com a música ainda criança, quando frequentava os grupos de jovens das comunidades católicas.


Antes, porém, de entrar para a carreira artística, Pericão (como é conhecido pelos amigos) chegou a trabalhar como sapateiro, metalúrgico, cabeleireiro e inspetor de alunos em uma escola da região do ABC paulista.


Mas, apaixonado por samba, logo integrou alguns grupos de pagode até que, em 1986, ajudou a fundar o Exaltasamba. Durante 23 anos de banda, cantou, compôs e emocionou os fãs com os 15 CDs, 4 DVDs e milhares de shows pelo Brasil e exterior. Ao todo, foram mais de 15 milhões de discos vendidos.


Entrevista de Péricles à Secretaria Municipal de Comunicação (Semco)


Semco - Após 23 anos de sucesso integrando a banda Exaltasamba, como foi passar para a carreira solo com o CD e DVD “Sensações”? Qual a maior diferença com esta mudança?
Péricles - Foi algo natural. Estou convivendo bem com a mudança. Tentamos fazer da melhor forma possível até para que as pessoas pudessem entender e respeitar esta decisão. Mas agora estou vivendo outro panorama e está sendo muito legal. Especialmente pra mim, que vivi os 23 anos com o Exalta. Mas tanto pra mim quanto para minha equipe está realmente do jeito que esperávamos. A recepção tem sido muito melhor do que eu poderia esperar. Os fãs tratam a gente com um respeito muito grande. Onde a gente passa, só temos recebido as melhores vibrações. É uma energia muito legal.


S- Já sentiu falta da convivência com a banda nos shows?
P- Não estou tão sozinho. A banda que me acompanha é maravilhosa e repleta de amigos. O convívio diário com todos os integrantes do grupo a gente sente falta, não tem jeito, mas a gente sempre acaba se encontrando.


S- O show em Cariacica, no palco em frente à prefeitura, terá alguma diferença que pode ser revelada em relação a sua última apresentação no Estado? Alguma surpresa para o público?
P- Teremos algumas novidades sim! Mas é surpresa. Sou apaixonado pelo público capixaba que sempre me recebe de braços abertos. O show terá muita alegria, muita vontade de fazer um som pra galera. Espero que todo mundo compareça, venham se divertir! Tem música pra se apaixonar, música pra chorar, pra sorrir, pra sambar muito, tudo é festa!


S- Falando em público, devem sempre pedir algum sucesso do Exalta. Qual pode rolar para levantar a galera?
P- Na minha carreira junto com o Exalta, tudo o que nós fizemos, fomos vitoriosos. Deixamos um legado muito importante que foi o de mostrar para as pessoas que é possível fazer um trabalho digno e respeitar respeitando os outros. Por isso, alguns grandes sucessos como “Azul Sem Fim”, “Até o Sol que Ver”, “Gamei” e “Muita Calma Nessa Hora” não podem ficar de fora do repertório do show.


S- O novo e primeiro trabalho solo tem bastante material dos compositores Curica e Prateado. O que eles representam para quem curte samba e, principalmente, para você e sua carreira?
P- Eu tinha uma grande vontade de prestar uma homenagem à obra de duas figuras que gosto muito: o Carica e o Prateado, que são gente muito boa, grandes amigos. Aí, juntamos a este repertório mais músicas que eu sabia que o meu público ia gostar e fizemos o DVD. Se você prestar atenção, há muitas canções neste trabalho que por muito tempo foram defendidas pelo grupo Sensação. E o nome do CD e DVD, “Sensações”, tem a ver com essa homenagem a eles. Inclusive, as sensações provocadas durante a gravação deste material foram as mais variadas possíveis, mas só pudemos sentir isso no final. Além de uma homenagem, é uma realização pessoal.


S- No aniversário de Cariacica, qual é o seu desejo para o município?
P- Eu desejo que a cidade siga seu caminho de prosperidade, oferecendo qualidade de vida para os seus cidadãos.


Serviço:


Show com Péricles
Abertura com Hoje Tem e Emerson Xumbrega
Quando: domingo (23), às 20h.
Onde: palco armado em frente à Prefeitura de Cariacica, Rodovia BR 262, 3.700, Km 3,0, Alto Lage
Informações: (27) 3346-6100


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira