Os Carreteiros apresentam novo show no Aniversário da Cidade

Banda aposta na mistura do vanera com o axé para levantar o público.FOTO:  Divulgação

Banda aposta na mistura do vanera com o axé para levantar o público.FOTO: Divulgação


Alegria. O sentimento contagiante promete dar o tom do Aniversário da Cidade, nesta segunda-feira (24), data em que Cariacica completa 123 anos. Entre as atrações preparadas para o palco montado em frente à prefeitura, em Alto Lage, está o grupo Os Carreteiros. O show apresentado é novo e inclui o repertório do novo DVD em produção. A banda, que começou sua trajetória 27 anos atrás, no Sul do país, transitou do tradicionalismo das músicas gaúchas naquela época para o ritmo atual pra lá de dançante: a mistura do vanera com o axé. Radicado no Espírito Santo desde 1995, o grupo se apresenta no grande arraiá preparado para a noite do dia 24, em Cariacica, alternando a grade de atrações com três grupos de quadrilhas e com o Forró Comichão, a partir das 20h.


Os Carreteiros já foi uma banda tradicionalista. Tocava apenas músicas gaúchas no começo da carreira. Hoje tem repertório mais eclético, com uma mistura de ritmos. “Tocamos um estilo próprio, que é a mistura do vanera com o axé”, disse Ari Rosa, líder do grupo. Uma das músicas mais conhecidas de Os Carreteiros é “O Barquinho”. “Mas, já estamos trabalhando uma outra música nas rádios, chamada Sinalzinho”, disse. Para Rosa, o convite para cantar em Cariacica é um reconhecimento do trabalho da banda pelos capixabas. O show no Aniversário da Cidade é novo e inclui o repertório do novo DVD, que será gravado em Santa Maria de Jetibá, no dia 27 de julho. O lançamento da nova produção deve ocorrer em agosto.


Vinda para o Espírito Santo


Ari Rosa, Gilmar, José e Ari Vieira saíram da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, em 1986, para fundar o grupo musical Os Carreteiros, na cidade de Paranhos, em Mato Grosso do Sul. Após algum tempo, percorreram cidades do Paraná e de Santa Catarina, mudando-se mais uma vez para o Mato Grosso, onde permaneceram três anos, na cidade de Cuiabá. Finalmente, em 1995, o grupo mudou-se aqui para Espírito Santo. Mais precisamente para o distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins, onde seus integrantes vivem.


Desejo


Para Ari Rosa, líder da banda Os Carreteiros, Cariacica já é uma cidade completa. O desejo do artista para a cidade é que continue crescendo e se desenvolva. Enquanto concedia a entrevista por telefone, Ari estava em Cariacica. “Venho sempre aqui, fazer compras, vender meus CDs... Resolvo muita coisa da minha vida e da banda no município”, comentou. É comum encontrar os integrantes em ruas e avenidas da cidade divulgando seu trabalho. Cariacica concentra um número expressivo de fãs.


Além das apresentações no Espírito Santo, o grupo toca em outros Estados do país, como Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A formação atual soma seis integrantes: Ari Rosa (sanfona), Jahyr Rosa (gaita e vocal), Josias Batista (contrabaixo), Inereu (guitarra), Marcelo Farias (violão) e Fernando Brandão (bateria).


Serviço


Aniversário da Cidade – shows no palco montado em frente à prefeitura


O que: Grande Arraiá com três grupos de quadrilhas; show com as bandas Comichão e Os Carreteiros.
Quando: segunda (24), às 20h
Onde: palco em frente à prefeitura, no Trevo de Alto Lage
Entrada gratuita
Informações: 3346-6100


Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira