Banda Ciros abre as atrações musicais da festa de São João Batista

A banda Ciros, de Cariacica, é uma das atrações na festa do padroeiro em Cariacica Sede.FOTO:Semco/Divulgação

A banda Ciros, de Cariacica, é uma das atrações na festa do padroeiro em Cariacica Sede.FOTO:Semco/Divulgação


Prata da casa, a banda Ciros abre atrações musicais da festa do padroeiro da cidade, São João Batista. A apresentação é neste sábado (22), a partir das 20h, na Igreja Matriz de Cariacica Sede. Durante os 14 anos de missão, a banda católica já realizou shows em diversas localidades do Espírito Santo e representou o Brasil na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, Espanha. O evento é organizado pela paróquia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cariacica.


Fruto da paróquia Bom Pastor de Campo Grande, o ministério passou por algumas mudanças mas, de acordo com Maycon Jean, coordenador da banda, eles continuam com a missão de levar uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos. “Hoje estamos com cara nova, a maior parte dos integrantes são novatos. Mudamos um pouco o nosso estilo musical. Está mais black music. O nosso repertório tem novas músicas com o objetivo de levar a Palavra de Deus através de um estilo próprio de tocar, sempre com alegria,” afirma. Ainda disse sobre o projeto para o próximo ano da banda. “Pretendemos lançar um DVD ao vivo no próximo ano com as novas músicas,” planeja.


Sobre o desejo para a cidade de Cariacica que celebra 123 anos, o coordenador da banda desejou que a cidade continue crescendo com mais oportunidade no cenário musical, e, envolvendo mais os artistas do município. “Aos jovens cariaciquenses desejamos que as nossas músicas façam parte da história de cada um, como muitas já fizeram”, reforçou.


História


A banda Ciros surgiu em abril de 1997, na festa da Paróquia do Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. Eles já mostraram o trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Através dos álbuns “A Força do Meu Canto Está no Senhor” (2003) e “Galera de Cristo” (2007). O ministério foi o primeiro da música católica capixaba que teve a oportunidade de representar o Brasil na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, Espanha.


Os arranjos musicais evidenciam as características culturais do Espírito Santo, bem como as de Cariacica, município onde reside a maior parte dos integrantes da banda. A faixa 06, do segundo CD, trata-se de um congo onde é contata a história da Festa da Penha, padroeira do nosso Estado. As coreografias remetem aos passos há muito criados pelos precursores das bandas de congo capixabas.


Atualmente, a banda é formada por Welingtons Souza, Alessandra Souza, Vanuza Vieira, nos vocais, Maycon Jean no contra baixo e coordenação, Ewerton Zanon na bateria, Rodrigo Dantas e Aemerson Fernandes na percussão, Thiago Henrique na dança e Geovana Forechi nas vendas dos produtos da banda.


Programação da Festa


Sábado
9h: missa para as crianças
10h: Rua de lazer
19h: Missa dos Jovens na Praça da Igreja Matriz com padre Antônio Peroni Filho
20h: quadrilha, barraquinhas e shows


Domingo
07h30: missa e procissão
17h: missa. Logo após, barraquinhas e show com Ministério Amor e Adoração (Canção Nova)


segunda-feira
17h: missa na Praça da Igreja Matriz celebrada pelo bispo auxiliar Dom Rubens Sevilha e concelebrada pelos padres da Área Cariacica/Viana. Após a missa, show com Forró Xonado.


Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalismo responsável: Marcelo Pereira