Flexal II ganha centro cultural neste domingo (24)
Por Marketing, postado em 21/08/2014
Fotos Claudio Postay
Flexal II passará a ter um point para o hip hop e manifestações de cultura urbana. É que inaugura neste domingo (24) o Centro Cultural Coletivo Aprender Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). Além de oficinas de skate e grafite, o local também vai ter aulas de inglês. Tudo de forma gratuita, voltado para a juventude da região. A abertura começa às 14h, com uma série de oficinas, manobras de skate e exibição de vídeos (veja programação no final da matéria).

O idealizador do Coletivo Aprender Cultura, Miquéias Gonçalves Silva, diz que a inauguração será um marco em Flexal II
A história do Centro Cultural começou em dezembro de 2012. Miquéias Gonçalves Silva, 25 anos, morador do bairro, fazia seus treinos de skate na rua, em frente à sua casa. As manobras despertaram o interesse de crianças e adolescentes. Foi a partir daí que ele viu a necessidade de ter mais equipamentos para suprir a demanda e iniciou, com um grupo de amigos, uma campanha na internet para a arrecadação de peças e skates.
Eles montaram uma escolinha e decidiram, mais tarde, criar um projeto envolvendo também o movimento hip hop, que engloba o grafite, o break e a rap. “Começamos a promover eventos a partir da nossa cultura da periferia. Foi gradativo. Em 2013, realizamos 11 encontros. Para isso, contamos com o apoio da Semcult. O interesse foi crescendo o que demandou um maior espaço. Agora, com esse centro cultural poderemos formar cidadãos, dando aula de inglês e oficinas de arte”, planeja. O idealizador vê a inauguração como um marco para o bairro. “É o símbolo que vamos ter mais estrutura para formar artistas, produtores e cidadãos”, espera.

Os irmãos Matheus (esq.) e Rhuan Moura participam do Coletivo e não se descuidam das notas da escola
O estudante Matheus Rodrigues Moura, 14, participa do projeto desde que ele começou ainda nas ruas. Ele destacou a importância dessa iniciativa em sua vida e na de seus amigos. "Ao contrário de estarmos na rua aprendendo algo errado, estamos aqui buscando agregar conhecimentos que vão ajudar a melhorar nosso futuro”, destacou. Seu irmão, Rhuan Rodrigues de Moura, 11, faz questão de acompanhá-lo e revela: “Para participar do projeto, você tem que estar estudando e ter notas boas na escola. Eu tenho!", finaliza, orgulhoso.
Serviço
Inauguração do Centro Cultural Coletivo “Aprender Cultura”
Quando: domingo, 24 de agosto, a partir das 14h
Endereço: Rua da Liberdade, 813, Flexal II.
Informações: 9 9617-6245 ou 9 9867-5240.
Programação do Aprender Cultura
13h: oficina de artesanato em latas, com a artista plástica Rosana Oliveira
14h: grafite com Luhan Reis
14h30: oficina de luvas de skate com o Coletivo R5, da região 5 de Vila Velha
15h: oficina de rimas com Sete Linhas Emmanuel, do Pó de Ser Emoriô
18h: exibição do documentário "A Batalha do Passinho", do Colorado Cineclube
19h30: exibição do vídeo "Longboard LifeStyle", sobre o atleta Kangaroo, da Mad Filmes Produtora
Durante toda a arte, alunos e convidados poderão andar de skate.
Propostas para oficinas e exposições
O Coletivo Aprender Cultura está aberto a receber novas propostas de artistas que queiram ministrar oficinas. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Telefones: (27) 9 9617-6245 ou (27) 9 9867-5240.
Facebook: facebook.com/coletivoaprendercultura