IPC de Cariacica será contemplado com recursos do Ministério da Previdência Social
Por Marketing, postado em 21/06/2013
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC) foi aprovado em sexto lugar para receber recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev), ligado ao Ministério da Previdência Social. O auxílio prevê apoio técnico e financeiro para desenvolver o censo cadastral e funcional dos servidores públicos bem como a aquisição de equipamentos de informática.
Para receber a bonificação, o Instituto realizou durante o mês de maio o cadastro dos 5.138 beneficiários, conforme a solicitação do Ministério da Previdência Social (MPS) realizada a todos os chamados Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
A diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, esclarece que o benefício é importante para o desenvolvimento do trabalho do instituto. “Estamos gratificados pelo reconhecimento do Ministério da Previdência Social e pela colocação do nosso município em nível nacional. Foram 30 dias para levantar os dados de todos os beneficiários. Foi um trabalho minucioso, que resultou na conquista de novos equipamentos e apoio técnico para continuar o cadastramento dos servidores inativos e dos ativos,” explica.
Recursos
O Censo Cadastral consiste na realização da atualização, complementação e conferência documental dos dados cadastrais e outros dados predefinidos pelo Ministério de Previdência Social e IPC, contemplando os servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas. Através desse trabalho será possível identificar os registros de óbitos e os benefícios recebidos indevidamente do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), verificar irregularidades em vínculos empregatícios e promover o levantamento de todas as remunerações visando à observância dos limites remuneratórios.
Por sua vez, o Censo Funcional refere-se à atualização/constituição do histórico da vida funcional dos servidores ativos, através de criação e manutenção de bases de dados, a fim de alimentar o Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (Siprev). Com ele, será possível consultar se uma pessoa em processo de contratação já possui outro vínculo com o setor público, evitando a efetivação de uma acumulação indevida e ainda verificar irregularidades já existentes.
Serão entregues ao IPC os equipamentos de informática para a realização dos procedimentos acima. Além disso, os funcionários do instituto serão capacitados pelo MPS.
Siprev
O Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (Siprev) foi desenvolvido para auxiliar na gestão das entidades previdenciárias dos servidores dos Estados e municípios. O Siprev possibilitará fazer o cruzamento de informações com outros bancos de dados, como o Sistema de Óbitos (Sisob) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, possibilitará ter, num único local, um banco de dados com todas as informações previdenciárias dos funcionários, como as cadastrais, tempo de contribuição, vínculos de emprego, e também financeiras. É, portanto, uma ferramenta importante para o gestor do regime próprio.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira