Implantada coleta seletiva em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II

Moradores deverão colocar o lixo seco para ser recolhido toda quinta-feira, a partir das 17h.FOTO: Semco / Claudio Postay

Moradores deverão colocar o lixo seco para ser recolhido toda quinta-feira, a partir das 17h.FOTO: Semco / Claudio Postay


O município conta, a partir de agora, com seis bairros atendidos pela coleta seletiva de lixo. Nova Canaã, Flexa I e Flexal II, comunidades da região administrativa I da cidade, receberam a novidade nesta sexta-feira (21). A coleta será feita uma vez por semana e o material recolhido terá como destino a Associação de Catadores FlexVida, que atua em Nova Canaã. O anúncio da chegada do Programa Cariacica Recicla à região aconteceu pela manhã, no pátio da Unidade de Saúde de Nova Canaã, com a presença de representantes da secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), moradores, membros da FlexVida e da Marca Ambiental, empresa que realiza a coleta de lixo em Cariacica.


A primeira coleta do chamado lixo seco – reciclável – acontecerá na quinta-feira (27) nos três bairros. A partir das 17h, o caminhão da Marca Ambiental passará nas comunidades atendidas pelo programa recolhendo apenas papel, vidro, plástico e metal, entre outros materiais descartados, desde que não sejam lixo úmido, composto por material orgânico, basicamente. Para o lixo úmido, ou não separado, o caminhão de recolhimento continua passando nos dias já conhecidos dos moradores: terças e quintas-feiras e sábados, a partir das 7h.


A coleta seletiva atende à legislação federal que orienta as formas adequadas de recolhimento e destinação do lixo. O material retirado dos bairros será pesado na Marca Ambiental e retornará à Nova Canaã, onde será entregue aos catadores da FlexVida para separação e venda, explicou o encarregado de coleta da empresa, Izalino Magalhães da Silva. A presidente da associação, Matília Maria de Lourdes Alves, prevê dias melhores de trabalho. “É mais material para a gente vender. Em maio, o que recebemos do lixo só de Vila Capixaba deu para pagar o aluguel”, disse. Foram 3,3 toneladas de papelão, vidro, papel branco, jornais, garrafas PET e metal.


Bairros


Com mais estes três bairros, Cariacica já soma seis comunidades com coleta seletiva. O serviço já era realizado em Vila Capixaba, Sotelândia e Caramuru. No dia 4 de junho último, a secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) também lançou sua coleta seletiva interna e está enviando o que produz para a FlexVida. Em menos de um mês, já foi recebida 1,2 tonelada de papel e papelão.


cseletiva3


O município possui 100 bairros. Cada morador produz 800 gramas de lixo por dia, em média. Na região de Nova Canaã e Flexal I e II, a expectativa é recolher 1,4 tonelada a cada semana. “O volume representa metade do lixo reciclável produzido pelos moradores daqui, mas esperamos aumentar o que é recolhido, gradualmente, até chegarmos a 10 toneladas por semana. Para isso, contamos com vocês”, disse a coordenadora do projeto, a subsecretária de Serviços e Trânsito do município, Lúcia Maria Freire, ao lado do secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho.


 

cseletiva2


 

Se depender da comerciante Denise Moreira Guidenele, a coleta seletiva vai à frente. “Aqui no bar a gente tem muita embalagem dos produtos que são vendidos e que vira lixo. É lata de refrigerante, caixa de suco, copo descartável. Terei prazer em colocar separado para a coleta”, prometeu. Na quarta-feira (26), funcionários da Marca Ambiental passarão nos bairros para distribuir as sacolas azuis, próprias para a identificação da coleta como lixo seco. Já o lixo úmido tem a sacola cinza como padrão na coleta seletiva.


 

O secretário da semset ressaltou a necessidade da conscientização para a coleta seletiva dar certo. “Os pais devem fazer a separação e falar para o filho e a filha fazerem também. Sugiro vocês colocarem duas vasilhas - ou outro recipiente que tiverem em casa - e, em uma, jogar o lixo úmido; na outra, colocar o lixo seco para a reciclagem”, ensinou. Além da questão ambiental, o secretário explicou que o lixo despejado em qualquer lugar causa doenças. “Em 2012, houve dez casos de leptospirose – doença causada pela urina do rato – no Espírito Santo. Nove desses casos foram aqui em Cariacica”.


Apresentação


Antes da chegada da coleta seletiva na região I da cidade, o Programa Cariacica Recicla foi apresentado às comunidades envolvidas. Participaram dos trabalhos as lideranças comunitárias e a subsecretária de Serviços e Trânsito da cidade, Lúcia Maria Freire, responsável pela coordenação do projeto. Mais de 30 pessoas estavam presentes e receberam instruções sobre a problemática do lixo, a metodologia do projeto e, sobretudo, os números do diagnóstico realizado nos bairros. As informações foram entregues a todos os presentes, incluindo material educativo para disseminação do projeto nos bairros.


O material é distribuído nas residências, nas escolas, nos comércios, nas igrejas e em pontos estratégicos no sentido de sensibilizar o maior número de pessoas a aderirem ao programa implantado na região.


Cariacica Recicla


O Programa Cariacica Recicla foi criado em 2008 e tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem: residências, comércios, indústrias e outros, além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores.



Lançamento da coleta seletiva em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:


Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Marcelo Pereira