Conferência Municipal de Educação de Cariacica define seu regimento interno

O evento foi aberto pelo prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior.FOTO: Semco / Claudio Postay

O evento foi aberto pelo prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior.FOTO: Semco / Claudio Postay


Melhorar a educação na cidade de Cariacica. Esse é o objetivo da Conferência Municipal de Educação, que reuniu professores, pedagogos, pais de alunos, estudantes e dirigentes ligados ao setor, para a abertura oficial do evento. Ela aconteceu na noite desta quarta-feira (19), no auditório do Sest/Senat. Durante a atividade, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, destacou a importância da Conferência. “Esse é o momento em que podemos debater, questionar e planejar a várias mãos”, disse.


Na reunião desta quarta-feira, o regimento da Conferência, elaborado pelo Fórum Municipal de Educação, foi lido na íntegra, avaliado e aprovado. Ele organiza o evento, estabelecendo, por exemplo, como as propostas para o setor serão apresentadas e votadas nesta quinta-feira (20). O secretário de Educação, Saulo Andreon, parabenizou os participantes pela elaboração do regimento. Saudou, em especial, os educadores e falou de um dos desafios do setor. “Precisamos tornar atraente a carreira de professor. Isso precisa acontecer em vários aspectos, não somente do ponto de vista salarial”, avaliou.


Na reunião desta quinta-feira (20) será produzido um documento com propostas para a educação em Cariacica. Tais sugestões passarão por votação a nível estadual e também será avaliado na esfera federal. A coordenadora de Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ilma Fátima de Jesus, do Ministério da Educação (MEC), explica o objetivo. “O documento final será transformado em ações para o Plano Nacional da Educação (PNE)”, informou.


Durante a abertura, além do prefeito e do secretário, compuseram a mesa: a coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Cariacica, Flávia Valéria Mendes; o presidente do Conselho Municipal de Educação (Comec), Paulo Cesar Passamai; a promotora do Ministério Público Maria Cristina White; a vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Aparecida Correa Santos Barreto e a superintendente regional de educação de Cariacica, Ângela Cavatti.



Informações Adicionais:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Marcelo Pereira