Centro Cultural Frei Civitella voltará a ser o palco da cultura da cidade

Obras do Centro Cultural Frei Civitella di Trento devem durar 360 dias.FOTO: Semco / Claudio Postay

Obras do Centro Cultural Frei Civitella di Trento devem durar 360 dias.FOTO: Semco / Claudio Postay


Um ano para a grande festa da cultura em Cariacica. Esse é o prazo inicial para a entrega das obras de reforma e ampliação do único espaço público voltado a artistas da cidade, o Centro Cultural Frei Civitella di Trento. Na noite desta quarta-feira (19), o prefeito Geraldo Luzia Júnior, Juninho, junto ao secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Délio, diante de um grupo de artistas locais, assinaram a ordem de serviço para o início das obras.


O prédio receberá mudanças na fachada, dois elevadores para acessibilidade, revestimento acústico, ampliação do número de lugares e modernização do sistema de ar-condicionado. O investimento é de R$ 1.861.254,42, com recursos próprios, e a empresa responsável pela execução do projeto, com prazo estimado em 360 dias, é a Engma Construções e Serviços.


Juninho enfatizou a importância da revitalização do espaço. “Uma obra de cidadania para Cariacica. A cultura é uma necessidade do povo. Aqui vamos compartilhar experiências, a história e lições de vida. Este aparelho público foi uma conquista, lá atrás, e hoje torna a ser com o início de sua revitalização. Ele emana energia. Daqui a um ano quero, ver todo mundo de volta, para uma apresentação de gala”.


A cerimonia de assinatura teve a participação de vários atores culturais do município. Se apresentaram as bandas de congo de Taquaruçuçu, Unidos da Boa Vista e do Mestre Tagiba, juntas, entoando as cantigas mais tradicionais. A música também foi o tom de outra apresentação, com a participação dos corais da Escola Joaquim Lovati e da Igreja São João Batista.


A diversidade empolgou e emocionou o secretário Carlos Délio. “Essas atrações contemplam a diversidade da cultura de Cariacica, a cultura negra, italiana, o congo, o samba... Neste espaço, todos eles terão o seu lugar para produção de cultura. Era um sonho ver isso aqui funcionando de novo”.


Grupo Vitalidade


capoeira11


Uma das apresentações que mais empolgou foi a do Grupo Vitalidade de Capoeira, da 3ª idade. Há mais de dois anos, o grupo, que tem 21 idosos, treina no restaurante popular. Com integrantes entre 60 e 89 anos, eles se juntam para buscar maior equilíbrio, fortalecimento da musculatura, melhoria da autoestima e flexibilidade.


 A capoeirista Eliana Maria Silva Santana, de 65 anos, afirma que isso mudou sua vida. “Além da melhoria do nosso físico, temos outro astral. A nossa vida mudou em todos os aspectos. É um prazer e uma honra podermos fazer parte deste momento importante para os artistas”.


 

Depoimentos dos artistas


fabiana


 

“É muito emocionante para nós. É motivador vermos nossa cultura sendo valorizada e esse espaço será um local de muita produção cultural”, Fabiana Siqueira Vieira, da banda de congo São Sebastião de Taquaruçu, filha do mestre Valdeci Ferreira.


 

 

 

picoleboavista


 

 

“Podemos dizer que as pessoas, daqui para frente, poderão olhar para Cariacica e falar dela com orgulho, pois temos um lugar só para nossa cultura. Isso é importante para um povo”, disse o mestre de bateria da escola Carlos Alberto de Assunção, Mestre Picolé.


 

 

darinha


 

“Estou muito feliz de participar dessa festa. Aproveitando que é aniversário da cidade, desejo saúde, educação e cultura para nossa cidade. Esse lugar que vai ser reaberto, será a segunda casa de cada um na cultura”, Maria da Penha Teixeira Martins, Mestre Darinha.


 

 

Reforma do Centro Cultural Frei Civitella di Trento


Onde: avenida Expedito Garcia, Campo Grande


Valor: R$ 1.861.254,42


Empresa: Engma Contruções e Serviços LTDA


Prazo de entrega: 360 dias.


 

 

Informações Adicionais:


Texto: Marlon Marques


Jornalista responsável: Marcelo Pereira