Abrigo Municipal para Adultos oferece oficinas produtivas a usuários
Por Marketing, postado em 20/06/2013
Usuários do Abrigo Municipal para Pessoas Adultas terão a oportunidade de aprender ofícios, como a panificação, a confecção de materiais de limpeza, a manutenção doméstica e o artesanato. O objetivo é dar a essas pessoas autonomia e condição de retorno à sociedade, com geração de renda para subsistência própria. A assinatura do convênio será nesta sexta-feira (21), às 15h, na sede da secretaria de Assistência Social (Semas), em Campo Grande. A Semas firmará a parceria com a associação Semeart, que já administra o Abrigo Municipal e, agora, será responsável pela implementação das oficinas de inclusão produtiva no local.
As oficinas serão ministradas nas dependências do próprio Abrigo Municipal, situado na rua Osvaldo Azevedo, número 90, em Vila Merlo, Cariacica Sede. O público-alvo são as pessoas atendidas no abrigo. Entre as oficinas oferecidas estão a de confecção de materiais de limpeza, como sabão, detergente e amaciante; a de pequenos reparos e manutenção doméstica; a de panificação; e a de artesanato.
Semeart
A secretaria de Assistência Social de Cariacica já possui um convênio com a Associação Semeart para administração do Abrigo Municipal para Pessoas Adultas em Situação de Rua. O convênio dá garantia de abrigamento de até 40 pessoas, de ambos os sexos, que utilizam as ruas como espaço de sobrevivência ou moradia.
A assinatura do convênio visa a ampliar a capacidade do Abrigo Municipal no seu papel de dar condições aos usuários do local de exercerem o seu protagonismo social. O objetivo geral do Abrigo é viabilizar meios de promover a reintegração familiar e/ou comunitária das pessoas que atende. “Com as oficinas produtivas, espera-se que elas alcancem uma vida financeira autônoma e independente. As atividades ensinadas nas oficinas possibilitarão a geração de renda e a manutenção dessas pessoas na sociedade formal”, esclarece Nilceia Pantalião Klippel, coordenadora de Acolhimento Institucional para Adultos e Idosos, da gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira