Marcelo Ribeiro abre shows do sábado (22) no Aniversário da Cidade
Por Marketing, postado em 19/06/2013
Marcelo Ribeiro e Banda B, um dos grupos de pop/rock mais renomados do Estado, estará nas comemorações do Aniversário da Cidade, neste sábado (22). A apresentação antecederá o show de Lobão, marcado para a mesma noite, no palco montado em frente à prefeitura, no Trevo de Alto Lage, a partir das 20h. O grupo promete contagiar o público com um repertório com o melhor do pop/rock. Também serão incluídos ritmos regionais capixabas, especialmente o congo. Marcelo Ribeiro, de 51 anos, é nascido em Cariacica.
“Podem esperar um show bem pra cima, bem ‘power trio’, com ênfase no melhor do pop/rock. Tenho que entregar o público bem animado pro Lobão, que subirá ao palco depois de mim”, adiantou. O artista é nascido e criado no bairro Porto de Santana, onde morou até os 25 anos. Depois, foi para a Europa. Quando voltou, ficou de 1994 a 1996 novamente na casa da família, no município. Atualmente morando em Vitória, Marcelo diz ter orgulho de falar que é cariaciquense.
Felicidade
Se apresentar no Aniversário da Cidade, segundo o cantor, está mexendo positivamente com os sentimentos dele. Na opinião de Marcelo, Cariacica tem poucos espaços para eventos e, quando eles acontecem, marcar presença é muito bom. “Eu já toquei em outros aniversários da cidade. Mas será a primeira vez no palco principal, abrindo as apresentações na noite em que Lobão estará”, disse com empolgação. Na entrevista, por telefone, o músico revelou ter vindo ao bairro Porto de Santana no último fim de semana para convidar os familiares e os amigos para prestigiar o show.
O artista considera o momento profissional positivo. O próximo trabalho será a gravação de um DVD para marcar os 30 anos de carreira. Ribeiro disse querer compartilhar esta alegria pessoal com todos da cidade onde nasceu. “Desejo muito para Cariacica. O município já melhorou muito, mas caminha para ir além. Um desejo que tenho é de ver a construção de um píer para receber embarcações de lazer na nossa orla”, revelou. E sobre o show, resumiu dizendo que virá com força total. O público nem precisará pagar para ver: a entrada é de graça.
História
A música está presente na vida de Marcelo Ribeiro desde a infância. No meio artístico local, é um dos artistas mais destacados. O cantor é nascido em uma família envolvida com a musicalidade. O pai tocava violão e acordeom. E foi o irmão mais velho, que também tocava violão, quem o iniciou no instrumento, aos 11 anos de idade. Aos 18 anos, Marcelo passou a estudar música com o professor e guitarrista capixaba Chryso Rocha.
O projeto "Marcelo Ribeiro e Banda B” surgiu em 1997 quando o músico já havia regressado ao Brasil, após quatro anos em Portugal. Na época, ele conheceu o baixista Léo Teixeira e o baterista Queiróz, durante os ensaios para o lançamento do primeiro CD do compositor Carlos Papel, "Voo das Tartarugas". Os dois músicos foram convidados por Marcelo Ribeiro para criar um projeto de pop-rock e fazer releituras de composições de grandes autores brasileiros contemporâneos, como Caetano (Veloso), (Gilberto) Gil, Cazuza, Renato Russo e Tim Maia. Como os dois já tinham outros projetos musicais, o Manimal (Queiróz), e a Banda Club Big Beatles (Léo), Marcelo batizou a nova banda como um projeto paralelo. Nada mais original que chamá-la: "Banda B". Logo, o grupo virou uma marca reconhecida no mercado capixaba.
As influências musicais de Marcelo Ribeiro vêm do que escutava em família: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, músicas de serestas, chorinho, rock dos Beatles, Elvis, Raul Seixas. Posteriormente, o artista também teve contato com o jazz. Apesar de ter cursado Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo, ele tira seu ganha-pão apenas com a música, apresentada nos mais variados lugares, em congressos, casamentos, eventos corporativos, bares, boates e festas de cidades, como a de Cariacica. O artista realiza, ainda, trabalhos paralelos, como arranjos e gravação de guitarra em CDs de outros artistas e jingles e trilhas para comerciais. Apreciador da boa música, Marcelo revela as suas preferidas: “Garota de Ipanema” e “Wave”, de Tom Jobim.
Serviço
Cariacica 123 anos
Atrações: shows com Marcelo Ribeiro e Banda B; e Lobão.
Quando: sábado (22).
Onde: palco em frente à prefeitura, no Trevo de Alto Lage, a partir das 20h.
Entrada gratuita.
Mais informações: 3346-6100.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira