Mais de dez serviços serão oferecidos pelo mutirão da saúde na pracinha de Campo Grande
Por Marketing, postado em 19/06/2013
Mais de mil pessoas já foram beneficiadas pelo mutirão da saúde, que tem realizado ações com prestações de serviço para os cidadãos, como as que aconteceram nos terminais de Jardim América e Itacibá. Nesta quinta-feira (20), a equipe estará na pracinha de Campo Grande. Das 8h às 12h, quem passar por lá vai poder contar com os seguintes serviços: teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C (com aconselhamento do Centro de Referência DST/Aids); distribuição de material informativo sobre saúde do homem, da mulher e da criança; vacinação contra hepatite B, difteria, tétano, influenza e aferição de pressão e medição da taxa de glicose.
A iniciativa da secretaria municipal de Saúde faz parte das comemorações dos 123 anos de Cariacica. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, explica que a intenção é aproximar as pessoas dos serviços da Prefeitura. “É importante na comemoração do aniversário da cidade estar perto da população. É interessante ter essa atenção e esse carinho e oferecer esses serviços”, reforça. Vinte profissionais estarão disponíveis para atender a população, que pode aproveitar não só para usufruir dos serviços, como também para se informar mais sobre saúde e bem-estar.
Serviços
Teste rápido
Qualquer pessoa acima de 15 anos pode fazer o teste de HIV, sífilis, hepatite B e C, cujo resultado sai em 20 minutos. Quem faz o teste, passa por uma conversa com profissionais da saúde, que fazem a orientação sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado ao Centro de Referência em DST/Aids para dar continuidade ao tratamento. Lá é oferecida a medicação.
Informativo
Durante a ação, os homens serão informados sobre câncer de próstata, hipertensão e diabetes, tabagismo, doenças respiratórias, por meio de panfletagem e orientação individual. Já as mulheres receberão informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e sobre planejamento familiar. Na pracinha de Campo Grande será feito o encaminhamento às unidades de saúde, onde a prefeitura disponibiliza o programa Saúde da Mulher, que oferece, entre outros serviços, exames de mamografia.
Também serão feitas orientações relativas aos cuidados com a saúde das crianças, tais como a necessidade da vacina, do teste do pezinho, e em relação à amamentação. Para esse público, a prefeitura disponibiliza o programa Saúde da Criança, com atendimento com pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e neuropediatra. As unidades de saúde de referência são: Bom Pastor, Campo Verde, Jardim América, Jardim Botânico, Sotelândia, Santana e Santa Fé. Essas informações também serão repassadas.
Vacinação
Quem pode se vacinar:
Hepatite B:
Voltada para pessoas de 0 até 49 anos
Difteria e tétano (Dupla Adulto):
Pessoas acima de sete anos de idade
Gripe (Influenza):
O grupo prioritário para se vacinar são idosos com idade igual ou acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde que fazem atendimento às pessoas com influenza; indígenas; crianças a partir dos seis meses e menores que dois anos; gestantes e mães (até 45 dias depois do parto). Além desse público, é prioridade a vacinação dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.
Obs: A necessidade da imunização é analisada de acordo com o cartão de vacinação. Portanto, é necessário estar munido do mesmo.
Mutirões da Saúde realizados nos terminais
Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay e Lucas Calazans
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável:Marcelo Pereira