Bandas marciais de Cariacica são premiadas em concurso nacional de música

Das seis bandas participantes do concurso em Itapemirim, duas voltaram com diversos troféus.FOTO: Semco / Claudio Postay

Das seis bandas participantes do concurso em Itapemirim, duas voltaram com diversos troféus.FOTO: Semco / Claudio Postay


As bandas marciais Talma Sarmento de Miranda, do bairro São Geraldo, e Terfina Rocha Ferreira, de Itacibá, se destacaram no 10º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (Confabani) do último domingo (16). E os jovens artistas não se cansaram de frequentar o pódio. Considerado um dos maiores festivais de bandas e fanfarras do País e o principal evento do gênero no Estado, a disputa reuniu 29 corporações musicais do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de São Paulo.


O município participa praticamente todos os anos da competição e continuou mantendo as boas colocações em diferentes quesitos. A banda Talma Sarmento voltou pra casa com cinco troféus. “O resultado que alcançamos é fruto de nosso esforço. Ensaiamos três vezes por semana e quando tem feriado também”, contou o maestro da banda, Elier Santana Scardua.


Segundo o regente, que é músico desde os 12 anos, a participação dos alunos que compõe a banda é voluntária, mas o retorno que todos recebem é gratificante, pois muitos se interessam por ingressar na carreira de músico. Três de seus alunos já cursam licenciatura de música na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). “No final, tudo é uma troca: os alunos se doam mas o retorno é puro aprendizado”, reforça Scardua.


Já a banda Terfina Rocha alcançou três diferentes colocações como banda marcial. Na apresentação do corpo coreográfico, ficou em 1º lugar. O grupo é composto por 16 integrantes, e segundo um dos coreógrafos, Jorge Mayko Cruz, de 22 anos, os ensaios foram bem intensos para a competição. Eles tiveram dois meses de preparação para uma apresentação de 25 minutos. “Voltamos para casa satisfeitos. Ensaiamos quase todos os dias para compor a coreografia, e, nossa colocação foi bem merecida. Foi nosso oitavo título”, afirmou Cruz, que também é coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Pega no Samba.


Classificação
- Banda Marcial
Corpo coreográfico: 1º lugar: Terfina Rocha (Cariacica/ES) 182,5 pontos
Baliza masculino: 2º lugar: Terfina Rocha (Cariacica/ES) 109 pontos
Aspecto musical: 3º lugar: Terfina Rocha (Cariacica/ES) 792 pontos


- Banda Musical
Regente-mor 2º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 47,5 pontos
Pavilhão Nacional 2º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 71 pontos
Aspecto musical 3º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 764 pontos


- Banda marcial juvenil
Aspecto musical 3º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 744 pontos
Baliza masculino 2º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 80 pontos
Regência 2º lugar: Talma Sarmento (Cariacica/ES) 80 pontos


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Joranlista responsável: Marcelo Pereira