Importância de alimentos livres de agrotóxico é foco da 2ª Semana de Alimentação Orgânica
Por Marketing, postado em 18/06/2013
Produzidos sem agrotóxicos, os alimentos orgânicos são mais seguros para o consumo e não contaminam o meio ambiente. Nesta segunda-feira (17), a secretaria de Agricultura (Semag) deu início a 2ª Semana de Alimentação Orgânica. A solenidade foi no auditório da secretaria de Educação, em Itaquari, e contou com palestras de especialistas em agroecologia.
Na presença de professores, alunos do curso de Nutrição e demais profissionais, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, falou sobre as parcerias que a prefeitura vem firmando com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), com a finalidade de avançar na área rural.
“A maior parte de nosso município é composta por área rural, e é dever do serviço público disponibilizar conhecimento técnico para que os produtores evoluam com suas culturas no campo. Esta preocupação com a alimentação saudável é uma ação preventiva que ajuda a evitar futuramente certos problemas de saúde”, afirmou Juninho.
Como forma de exposição de produtos orgânicos do município, todos os sábados há uma feira agroecológica, na Praça do Parque Infantil, em Campo Grande, onde os produtores vendem para a população os alimentos cultivados em suas hortas. E para atender a demanda de consumidores, o secretário da Semag, Antônio Carlos Cesquim, comentou que está em estudo a criação de mais uma feira agroecológica para a população.
Semana de Alimentação Orgânica
A 2ª Semana de Alimentação Orgânica segue até sábado (22). Durante esta semana, será apresentado em quatro centros de educação infantil (Cmeis), teatro de fantoches com foco na alimentação orgânica. Paralelo a isso, 13 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), estão trabalhando redações com os alunos de 5º e 6º anos, com o tema alimentação saudável. Ao final, serão premiados os melhores textos de cada escola participante.
Palestras
Em sua palestra, o doutor em Agroecologia Jacimar Luis de Souza frisou os princípios e técnicas utilizadas na produção de alimentos orgânicos. Ele destacou o manejo ecológico do solo, a relação de equilíbrio do ambiente e a importância de preservar a variedade de alimentos. “A base fundamental para uma produção de alimentos orgânicos é a adubação e o controle de pragas. Mas tudo depende da percepção de convívio com o meio ambiente”, comentou.
Já a médica da secretaria de Saúde de Vitória, Henriqueta Sacramento, reforçou os benefícios que uma alimentação saudável, livre de defensivos agrícolas, pode proporcionar à saúde. “Eu trabalho com a medicina preventiva, e, a alimentação é uma luta que está prosseguindo. Hoje, as pessoas estão tendo mais consciência, mas ainda é pouco”, falou.
Apresentação de fantoches (manhã e tarde)
- 18/06: Cmei Altiva Belmonte de Campos;
- 19/06: Cmei Jaime Santos;
- 20/06: Cmei Jesus Menino;
- 21/06: Cmei Tereza Tironi;
- 21/06: Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira.
Encerramento dia 22/06, na feira agroecológica do Parque Infantil, em Campo Grande
- 7h30: café da manhã com produtores e participantes da feira;
- 9h: premiação dos alunos vencedores do concurso.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira