Conferência Municipal de Educação discute e analisa experiências de ensino na cidade
Por Marketing, postado em 18/06/2013

Contexto da educação em Cariacica será pauta nas discussões da conferência que começa nesta quarta (19).FOTO: Semco / Lucas Calazans
Os sete eixos do chamado Documento-Referência do Plano Nacional de Educação (PNE), repassado pelo Ministério da Educação (Mec), vão guiar a II Conferência Municipal de Educação (Comed). O evento acontece nesta quarta e quinta-feira e reúne 220 participantes, entre professores, pedagogos, pais de alunos, estudantes, dirigentes e demais pessoas ligadas ao setor.
O evento ocupa o Sest/Senat, em Itacibá, e o Colégio Lusíadas, em Campo Grande. Serão debatidos a atual situação do ensino em Cariacica, as experiências protagonizadas por alunos e docentes e a melhor maneira de se adaptar às sugestões do PNE. Ao final, a conferência deverá apresentar uma carta de intenções e os nomes de representantes para as futuras versões estadual e distrital.
Organização
As conferências municipais precedem as intermunicipais, estaduais e distrital. E são organizadas por um fórum local que, no município, conta com integrantes de cada secretaria da prefeitura. Mas todos os que se preocupam com a educação estão convidados a discutir e refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira.
Cada eixo temático terá uma pequena introdução no evento da próxima semana. As explicações situarão as problemáticas e, em seguida, os participantes farão propostas para discussão, adequando-as de maneira consciente à realidade do município.
O Documento-Referência é objeto de ampla discussão e espera-se que ele possa contribuir com diferentes formas de mobilização e debate, especialmente nas conferências municipais, intermunicipais, distrital e estaduais, que antecedem a II Conferência Nacional de Educação (Conae), marcada para fevereiro de 2014.
As contribuições do documento serão objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação (PNE) e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação.
Assuntos
O tema central da conferência será “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Tema este estruturado no Documento-Referência que será discutido na Comed, pelos seguintes eixos:
I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.
IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Serviço:
Conferência Municipal de Educação
Nesta quarta (19), das 13h às 21h, no Sest/Senat, em Itacibá.
Nesta quinta, das 7h30 às 20h, no Colégio Lusíadas, em Campo Grande.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira