Empreendedores recebem orientação para formalizar o próprio negócio

Atendimento especializado aos empreendedores interessados em formalizar seus negócios. O Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe) mantém uma agenda de palestras de orientação, que acontece às terças e quintas-feiras, às 9h e às 14h, no auditório do Ciampe. Nossa equipe acompanhou esse bate-papo nesta quinta (21). A reunião teve como temas a formalização do CNPJ e gestão empresarial. O serviço é ofertado através do convênio entre a Prefeitura com o Sebrae, a fim de favorecer que o conhecimento chegue ao empresário e, principalmente, aos micros e pequenos empresários e o Micro Empreendedor Individual (MEI).




IMG_7122 copy

Wesley Alves Teixeira, 32 anos, após buscar orientação Ciampe participou da palestra para obter mais informações sobre à formalização do seu negócio


Após receber a indicação do serviço através de um amigo empreendedor formalizado no Ciampe, Wesley Alves Teixeira, 32 anos, veio buscar mais informações. Ele trabalha com manutenção e serviços em motocicletas há dois anos, em São Geraldo II. “Na verdade, tive o interesse de formalizar o CNPJ porque, assim, é possível comprar peças com um valor menor. Foi muito proveitoso porque, como não tenho conhecimento na parte burocrática, recebi as instruções de como eu devo proceder para regularizar o meu negócio e os locais que posso recorrer para garantir meus direitos e deveres”, revelou.


O consultor e instrutor pelo Sebrae, o administrador Marcos da Cunha e Silva, lembrou que o objetivo desta primeira palestra é preparar o público para conduzir adequadamente o seu próprio negócio. “Na apresentação são esclarecidos os direitos e os deveres do Micro Empreendedor Individual (MEI). Ele também será orientado sobre como administrar bem uma empresa, além de responder perguntas sobre a situação do microempreendedor individual. Basicamente são esclarecimentos de dúvidas, pois é uma situação nova para eles, na qual estarão envolvidos por uma série de responsabilidades”, explicou Silva.


NossoCrédito
Os participantes também conheceram o programa NossoCrédito. A Gerência de Micro e Pequena Empresa (GMPE) levou informações sobre a linha de crédito facilitado para que o empreendedor possa investir em capital de giro (compra de mercadorias) ou investimento fixo (aquisição de equipamentos, máquinas, ferramentas e obras).


Este programa é para quem possui o próprio negócio há, no mínimo, seis meses, está com o nome limpo tanto no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) quanto na Centralização dos Serviços Bancários S/A (Serasa) e tem dois avalistas com renda comprovada (pode ser parente de primeiro grau, desde que não resida na mesma casa).




IMG_7686

A gerente do Ciampe, Wanderleia Lucio Mendes, destaca o trabalho integrado das gerências da  subsecretaria de micro e pequena empresa


A gerente do Ciampe, Wanderleia Lucio Mendes, lembrou que ainda há outras oportunidades para o micro ou pequeno empreendedor oferecido pelas demais gerências da Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa. “Com a parceria do Sebrae também há oferta de cursos de capacitação profissional, oficinas e consultorias. Desta forma, contribuímos para que o MEI tenha condições de tornar-se um micro e pequeno empresário e, assim, crescendo possa ser um gerador de emprego e renda e qualidade de vida”, destacou.


Serviços oferecidos no Ciampe:
- Abertura de empresas;
- Protocolo diferenciado;
- Vistoria e licenciamento (Bombeiros, Vigilância Sanitária, Postura e Meio Ambiente);
- Orientação para financiamentos, compras governamentais, programa Empreendedor Individual (E.I.) e orientações;
- Alvarás;
- Telecentro.


Palestra de orientação ao Empreendedores em Potencial:


Todas as terça e quintas-feiras, em dois horários, às 9h e às 14h.


Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe)


Endereço: BR 262, Km 3,5, Trevo de Alto Lage
Telefones: (27) 3346-6366 ou 3346-6367.