Meio ambiente é lembrado durante almoço no Restaurante Popular
Por Marketing, postado em 14/06/2013
![Frequentadores do restaurante puderam assistir a palestras e video sobre preservação ambiental.FOTO: Semco / Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/restaurante11.jpg)
Frequentadores do restaurante puderam assistir a palestras e video sobre preservação ambiental.FOTO: Semco / Lucas Calazans
O 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lembrado nesta sexta-feira (14), durante o almoço no Restaurante Prato Popular, em Campo Grande. As dependências do local foram decoradas com frases e figuras alusivas ao tema natureza para receber os frequentadores na hora do almoço. Com o objetivo de despertar a conscientização ecológica e a reciclagem, os clientes puderam assistir a palestras e vídeo com mensagens de preservação ambiental e de estímulo a ações capazes de favorecer a natureza. A atividade extra foi a maneira que a gerência de Segurança Alimentar, da secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a secretaria de Meio Ambiente (Semmam), encontrou de envolver o restaurante nas comemorações ambientais realizadas este mês no município e, também, de inseri-lo no cronograma do Aniversário da Cidade.
Coube à secretaria de Meio Ambiente a palestra de abertura. Enquanto o público almoçava, o secretário Renan De Nardi De Crignis lembrou os presentes do importante papel de Cariacica na questão ambiental da Grande Vitória. O município possui 54% de seu território em zona rural. Um bom exemplo, citado pelo secretário, foi o da Reserva de Duas Bocas, com fauna e flora preservadas. “Este ano, até uma onça foi fotografada na reserva. Só floresta preservada consegue abrigar um animal desse”, comentou. De Crignis falou, também, da importância de cada um manter a cidade limpa, da valorização dos parques da cidade e da responsabilidade das empresas em relação à não poluição do meio ambiente.
O gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Valmir Manoel de Souza (segundo na foto), explicou que a função da equipe da qual faz parte no Restaurante Prato Popular vai além de alimentar as pessoas. “Nosso trabalho é socioeducativo. Aqui, as pessoas são alimentadas, mas também orientadas quanto a seus direitos sociais, fazem atividade física, como é o caso do grupo da terceira idade Vitalidade. Enfim, procuramos dar atenção integral aos munícipes”. A preparação e a realização das atividades desta sexta-feira envolveram toda a equipe multidisciplinar do Restaurante Prato Popular, formada por assistentes sociais, educadores sociais, nutricionistas, auxiliares administrativos e estagiários.
Lembrança
Após a refeição, antes de ir embora, os frequentadores do restaurante receberam lembrancinhas feitas com material reciclável. A coordenadora de Segurança Alimentar e assistente social Vanessa Moreira da Silva, que trabalha no local, entregou o porta-lápis ao conferente José Batista, de 49 anos, morador de Santa Cecília. João mostrou interesse e envolvimento com os temas ambientais. Com o porta-lápis nas mãos, feito com garrafa PET, ele disse que colocaria o enfeite sobre a estante da sala de casa. “Essa garrafa plástica que guardarei como enfeite, poderia ter sido jogada na natureza, onde levaria uns 100 anos para se desfazer”, disse.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira