Profissionais da educação estão capacitados para auxiliar no projeto Ver é Viver

Os professores capacitados ajudarão na triagem de 1570 alunos.FOTO:Contatus Comunicação

Os professores capacitados ajudarão na triagem de 1570 alunos.FOTO:Contatus Comunicação


Profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão capacitados para atuar na triagem de estudantes que participarão do projeto Ver é Viver, da ArcelorMittal Cariacica. Nesta quarta-feira (12), 22 pessoas participaram de uma capacitação. O projeto é fruto de uma parceria com as secretarias de Educação (Seme) e Saúde (Semus), e visa à identificação de crianças com problemas oftalmológicos da rede municipal e disponibiliza os óculos para estes estudantes.


As escolas municipais de ensino fundamental (emefs) participantes da etapa 2013 são: Arthur da Costa e Silva, do bairro Aparecida, Luzbel Pretti, do bairro Operário e Almerinda Portela Colodette, de Vila Progresso. Os profissionais capacitados no curso pela ArcelorMittal Cariacica realizarão o teste de acuidade visual nos estudantes, de acordo com a Escala Optométrica de Snellen (escala utilizada para fazer pré-diagnóstico da acuidade visual em todo o mundo).


Com base nessa primeira triagem, serão identificados os alunos com dificuldades visuais. Eles serão encaminhados para um médico especialista que, por meio de exame oftalmológico, indicará a necessidade de uso de óculos pelo aluno.


Ao todo, serão 1570 alunos examinados pela equipe AEE. A previsão é de que as triagens nas escolas aconteçam a partir de 19 de junho. Todos os profissionais conheceram detalhes do projeto Ver é Viver na capacitação e receberam uma cartilha educativa sobre problemas visuais.


Segundo a coordenadora da Educação Especial da Seme, Ione Aparecida Duarte, os professores selecionados para a capacitação têm formação específica. “Escolhemos professores que já participaram do projeto anteriormente, mas o fator principal é que esses profissionais têm formação específica para atendimento de alunos com deficiência. Eles atuam no AEE atendendo crianças com deficiência visual e auditiva”, comentou.


Ver é Viver


O projeto da ArcelorMittal Cariacica já beneficiou cerca de 17 mil alunos de escolas públicas com a identificação e o tratamento de problemas visuais, incluindo a entrega gratuita de 1.300 óculos de grau.


A última entrega ocorreu no início do mês de junho, nas Emefs Ângelo Zani, Antero José do Nascimentoe São João Chrisóstomo. No total, foram 56 óculos entregues e 1.280 alunos atendidos nessas escolas.
Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira