Mutirão da Saúde beneficia usuários do sistema transcol no terminal Itacibá

Mais de 500 pessoas participaram da ação realizada nesta quarta (12).FOTO: Semco / Lucas Calazans

Mais de 500 pessoas participaram da ação realizada nesta quarta (12).FOTO: Semco / Lucas Calazans


Mais de 500 pessoas usufruíram dos serviços de saúde oferecidos nesta quarta-feira (12), no terminal de Itacibá. Ao todo, foram realizados 228 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. O resultado desses testes foi dado com o aconselhamento do Centro de Referência DST/Aids. Os profissionais da saúde aferiram a pressão e fizeram teste de glicose em 200 passageiros que circulavam pelo terminal. Além disso, 77 pessoas foram imunizadas contra hepatite B, difteria, tétano e influenza.


A doméstica Dilma Silva Vieira estava na fila do ônibus da linha 700 quando ouviu o carro de som anunciando os serviços. Ela aproveitou a oportunidade. “Medi glicose, pressão e fiz o teste rápido”, disse. A costureira Nilza Maria da Silva também aproveitou os serviços. “Esse tipo de ação facilita a vida das pessoas, porque oferece a oportunidade de usufruir de diferentes serviços da saúde de forma rápida”, afirmou.


Durante a atividade foi realizada a distribuição de material informativo sobre saúde do homem, da mulher e da criança. A enfermeira Jaqueline Freitas Vasconcellos diz que a orientação é muito importante. Ela explica, por exemplo, que o homem também precisa fazer o autoexame da mama. ”Muitos, por desinformação, acreditam que essa avaliação é só para a mulher, mas eles também podem ter o câncer de mama. Essa doença no homem é mais rara, mas, geralmente, é mais agressiva do que na mulher”, alertou.


Já em relação ao teste rápido, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, alerta as pessoas sobre o fato de as hepatites virais serem doenças silenciosas e explica a importância de realizá-lo. “Já vi pessoas que nem imaginavam ter a doença, fazer o teste e ser surpreendido com um resultado positivo”, afirma.


A próxima ação da Semus será realizada na pracinha de Campo Grande, no dia 20 de junho (quinta-feira), das 8 às 12h.



Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira