Curso de inglês e espanhol para taxistas
Por Marketing, postado em 10/06/2013

O taxista João terá o primeiro contato com o estudo de inglês e espanhol.FOTO: Semco / Claudio Postay
Os taxistas de Cariacica poderão fazer curso de inglês e espanhol de graça. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura, por meio da secretaria de Serviços e Trânsito, e o Sest/Senat, responsável pela capacitação. O programa, denominado “Taxista Nota 10”, estará com inscrições abertas para os taxistas do município nesta segunda-feira (10) e terça (11). O objetivo é dar condições de a categoria profissional receber bem e se comunicar melhor com turistas internacionais, atraídos ao país por eventos como a Copa do Mundo de 2014.
A inscrição para o curso também é gratuita e será feita na secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), no bairro Sotema. No ato da inscrição, os taxistas receberão o material didático para estudar em casa. O aluno estabelece a rotina de estudos e sentindo-se apto a realizar as provas pode agendar a realização do exame no Sest/Senat, localizado no Trevo de Alto Lage.
João Luiz Passon, 57 anos, é um dos taxistas da cidade que já decidiu fazer o curso. Com ponto em Campo Grande desde 1985, diz que, quando embarca um estrangeiro para fazer uma corrida, tem dificuldades. “Ele fala e a gente não entende nada. Tem que fazer gestos. Já tive passageiro que ficou irritado e desceu do carro”, lembrou. A capacitação será o primeiro contato do taxista com línguas estrangeiras.
O coordenador de Transporte de Passageiros Individual (Táxi), da Semset, Rogério Barcelos, pretende realizar a entrega dos diplomas aos profissionais em 25 de setembro, Dia do Taxista. “Esperamos que os taxistas realizem as provas até o fim de julho para podermos diplomá-los na data dedicada à categoria”, planeja o coordenador.
Segundo Barcelos, a qualificação dos taxistas permitirá receber melhor os turistas vindos de outros países, mais especificamente para eventos internacionais, como a Copa do Mundo. Existe a possibilidade de alguma seleção de futebol estrangeira vir fazer a preparação no Espírito Santo, utilizando a infraestrutura esportiva do município. Atualmente, Cariacica tem uma frota de 573 táxis. São em torno de 800 profissionais atuando na atividade, entre permissionários e defensores. Todos podem fazer o curso de idiomas.
Taxista Nota 10
Os cursos do projeto “Taxista Nota 10” são promovidos em todo o país com vistas à Copa do Mundo de 2014 e também incluem gestão de negócios. No projeto estão envolvidos Sest/Senat, Escola do Transporte e Confederação Nacional do Transporte, em parceria com o Sebrae. Lançado em outubro do ano passado, tem como objetivo atender a 80 mil motoristas até 2014. Com esses conhecimentos, os taxistas receberão os turistas que estiverem no país durante os jogos com mais profissionalismo. Na maioria dos casos, são eles o primeiro contato dos estrangeiros que chegam ao Brasil.
Os cursos de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) têm duração de 120 horas cada um e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista. O material didático inclui o caderno do aluno, o caderno de exercícios, o caderno de autoavaliações e o CD de áudio. O certificado de conclusão é enviado pelos Correios, após avaliação escrita, que deverá ser realizada na unidade do Sest/Senat.
Serviço
Curso de inglês e espanhol - Projeto “Taxista Nota 10”
Público: taxistas de Cariacica.
Inscrições: na secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), na rua Manoel Laurentino, s/n, bairro Sotema, das 8h às 16h.
Quando: segunda-feira (10/6) e terça-feira (11/6).
Telefones: 3346-6429 e 3346-6430
Prova: deverá ser marcada posteriormente no Sest/Senat, na avenida José Sette, Alto Lage.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira