Central de Videomonitoramento já flagra infrações de trânsito nas primeiras horas de atuação

Câmeras da central têm alcance de até dois quilômetros.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Câmeras da central têm alcance de até dois quilômetros.FOTO: Semco / Lucas Calazans


A central de videomonitoramento de Cariacica foi reaberta na manhã deste sábado (08), com nove câmeras em operação pela cidade. Com funcionários trabalhando desde às 7h, em pouco tempo, duas infrações de trânsito, em Campo Grande, foram flagradas. Imediatamente, elas foram informadas aos agentes de trânsito que tomaram as providências necessárias.


A estrutura totalmente digital, ligada à secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), conta com quatro telões de 50 polegadas. As câmeras espalhadas pelo município são todas em HD com a maior capacidade de resolução do Estado. Elas têm um alcance de até dois quilômetros, sendo possível registrar detalhes como rosto de pessoas ou placas de veículos envolvidos em ocorrências. As câmeras estão instaladas nos bairros de Campo Grande, Jardim América, Itacibá e na Avenida Leste Oeste (leia a relação detalhada abaixo).


A central conta com ligação via rádio com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), do Governo do Estado. Funcionando 24 horas, ela será operada por 24 servidores. Eles vão atuar em três turnos de escala de oito horas: das 7h às 15h, das 15h às 23h e das 23h às 7h. Na última semana, todos passaram por um curso específico de 40 horas, ministrado pela empresa Segurança e Vigilância Armada (SVA), na Faesa Campus Cariacica. Tiveram noções de conhecimento de software e hardware; técnicas de operação; tirocínio policial e rádio comunicação; Direito Penal; policiamento ostensivo geral; noções de Brigada de Incêndio e primeiros socorros.


video2


 

 

O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, ressaltou que o município precisa dar passos largos, mas com consistência. “Interrompemos por algum tempo o serviço da central para que pudéssemos capacitar servidores para operar os equipamentos. Hoje, temos 24 pessoas treinadas e prontas para atuar legalmente e auxiliar na segurança de Cariacica”, comentou.


 

 

 

Juninho também falou da importância da integração de algumas secretarias, em especial a secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), onde somaram esforços e competência para dar o pontapé inicial na questão de segurança pública, adiantando a reabertura da estrutura. O investimento foi de R$ 700 mil.


 Futuramente, haverá expansão na área monitorada. Um convênio com o Governo do Estado disponibiliza 104 novas câmeras, ampliando assim, a segurança da população.

Locais monitorados pelas câmeras:


Jardim América
Esquina da Rua Engenheiro José Sertã com a BR 262 (em frente ao Terminal de Jardim América)
Esquina da Avenida América com a Rua Paraguai


Itacibá
Rodovia Governador José Sette (em frente ao Terminal de Itacibá)
Rodovia José Sette (altura do antigo posto de gasolina Ponto Cinco)


Campo Grande
Avenida Expedito Garcia (altura da Caixa)
Avenida Expedito Garcia (em frente ao Supermercado Epa)
Avenida Expedito Garcia (próximo a Farmácia Popular)


Av. Leste Oeste
Entre o Faça Fácil e o Terminal de Campo Grande
Rua Jerusalém (Praça de Vila Palestina)


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira