ProJovem Trabalhador: ainda há 397 vagas para cursos profissionalizantes
Por Marketing, postado em 07/06/2013

ProJovem Trabalhador está com inscrições abertas, oferecendo 397 vagas a jovens residentes em Cariacica.FOTO: Divulgação
São seis cursos gratuitos, de caráter profissionalizante, para quem tem entre 18 e 29 anos. O Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã ainda está com inscrições abertas, oferecendo 397 vagas, distribuídas em 14 bairros, a jovens residentes em Cariacica. As inscrições vão até quinta-feira (13).
Quem estiver interessado em se inscrever pode procurar a Agência do Trabalhador, em Campo Grande, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As aulas terão início no dia 17 de junho.
O projeto, que é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, tem por objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo que eles sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso às ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho.
Beneficiados
De acordo com o gerente de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, Joe Lima, serão beneficiados com os cursos de qualificação jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. “O programa se destina aos jovens que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino fundamental e médio”, explica.
Segundo Lima, o programa estabelece, ainda, como meta a inserção de, no mínimo, 30% dos jovens participantes no mercado de trabalho. Estes poderão ser inseridos depois de cumprida 100% da carga horária do curso.
Cursos
As ações de qualificação profissional do ProJovem Trabalhador serão desenvolvidas de acordo com os seguintes arcos ocupacionais: Administração; Alimentação; Construção e Reparos; Educação; Esporte e Lazer; Telemática; Transporte.
O curso terá carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas de Qualificação Social e 250 horas de Qualificação Profissional. A carga horária será distribuída em 24 semanas, sendo 15 horas/aula por semana. Durante a execução das ações de qualificação social e profissional, serão abordados temas transversais, como estímulo e apoio à elevação da escolaridade, economia solidária, equidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, português, matemática e língua estrangeira.
Auxílio financeiro
O MTE custeará auxílio financeiro ao jovem participante do programa no valor de R$ 600. Será distribuído em seis parcelas mensais de R$ 100. Terá direito ao auxílio financeiro o participante do programa que frequentar, no mínimo, 75% das atividades do mês.
Inscrições Projovem Trabalhador
Quando: até 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Onde: Rua João Lopes Rogério, 6, Edifício Christi, segundo andar, Campo Grande. Referência: em cima da Farmácia Popular.
Informações: 3346-6132.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira
Anexo(s)
Confira as vagas abertas por bairro