Projeto Artistas e Arteiros ensina arte a alunos de quatro e cinco anos

O homenageado este mês pelo Cmei Corina é o escritor Monteiro Lobato.FOTO:  Divulgação

O homenageado este mês pelo Cmei Corina é o escritor Monteiro Lobato.FOTO: Divulgação


Com um processo educacional embasado na interação social, pretendendo contribuir para a construção da identidade dos alunos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Corina Serrano Mota, no bairro Nova Brasília, estruturou o projeto “Artistas e Arteiros”. Com ele, os professores trabalham com os pequenos diversos trabalhos de arte, utilizando música, desenho, pintura, fotografia, literatura, dança e teatro.


Com uma programação de atividades para o longo do ano, a cada mês, o Cmei homenageia um artista e, em sala de aula, é trabalhado o contexto da vida do escolhido. Neste mês de junho, o indicado foi Monteiro Lobato. E nesta quinta-feira (6), as crianças se vestiram de grandes personagens do escritor e reproduziram o mundo encantado do Sítio do Picapau Amarelo.


Segundo a pedagoga Claudia Crystello Madeira, os pequeninos, que têm entre quatro e cinco anos, estavam muito empenhados e eufóricos. “Decoramos a escola e todos entraram no clima. Foi uma interação muito bacana entre professores e alunos. Eles se vestiram de Emília e Visconde de Sabugosa e apresentaram tudo direitinho”, comentou.


Avaliação


Após as atividades, é feita uma observação sistemática e direta de cada criança, de como ela agiu enquanto mediadora de suas conquistas, considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo, por meio de registros escritos e fotográficos. Ao final, é elaborado um relatório individual de cada aluno contendo também a exposição dos momentos de trabalho dela.


Projeto Artistas e Arteiros


O desenvolvimento do projeto no Cmei Corina se dá mediante a utilização de diversos recursos pedagógicos, como: livro de histórias, obras de arte, filmes, poesias, músicas, fotografias, jogos, brincadeiras, visitas, aulas de campo e outros. Explorando estes recursos e situações do cotidiano escolar, os professores trabalham os eixos temáticos como: natureza e sociedade, música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita.


Também estão previstas visita dos alunos à galeria de arte, museus, espaços culturais e livrarias. Como produto final, será feita uma mostra pedagógica para toda a comunidade escolar.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira