Central de videomonitoramento é reaberta neste sábado (08)

Central de videomonitoramento começa a funcionar amanhã.FOTO: Semco / Claudio Postay

Central de videomonitoramento começa a funcionar amanhã.FOTO: Semco / Claudio Postay


A central de videomonitoramento de Cariacica será reinaugurada neste sábado (08), às 9h. Com uma equipe capacitada e pronta para operar os equipamentos, o município vai proporcionar mais segurança à população. Serão nove câmeras disponíveis, incluindo outras duas, obtidas em parceria com a Faesa. Assim, a cidade conta com 11 equipamentos de gravação.


Mas o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, comentou que o número não é suficiente. Já existe um convênio com o Governo do Estado para que, dentro de seis meses, sejam disponibilizadas 104 novas câmeras.


A central vai auxiliar na prevenção e o combate à violência urbana. Ela será operada por 24 servidores, que receberam formação específica na última semana. Funcionando 24 horas, os profissionais vão atuar em três turnos de escala de oito horas: das 7h às 15h, das 15h às 23h e das 23h às 7h.


As câmeras estão instaladas: na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande; nos terminais rodoviários de Campo Grande, Jardim América e Itacibá; na praça de Vila Palestina e no bairro Cruzeiro do Sul.


Curso
Para operar a central de videomonitoramento, os servidores passaram por uma capacitação de 40 horas, ministrada pela empresa Segurança e Vigilância Armada (SVA), na Faesa Campus Cariacica. Entre os assuntos mais focados durante a capacitação estão: conhecimento de software e hardware; técnicas de operação; tirocínio policial e rádio comunicação; noções de Direito Penal; policiamento ostensivo geral; noções de Brigada de Incêndio e primeiros socorros.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Joranlista responsável: Marcelo Pereira