Prefeito anunciou abertura da Central de Videomonitoramento e parceria com câmeras da Faesa

Juninho anunciou a abertura da Central de Videomonitoramento e lembrou que as escolas municipais serão contempladas com o serviço.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Juninho anunciou a abertura da Central de Videomonitoramento e lembrou que as escolas municipais serão contempladas com o serviço.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Com a abertura da central de videomonitoramento de Cariacica confirmada para o próximo sábado (8), o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, anunciou em coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira (5), que a equipe capacitada pelo “Curso de formação de operador de videomonitoramento” já começa a trabalhar no final de semana.


Com uma duração de 40 horas, o curso, ministrado pela empresa Segurança e Vigilância Armada (SVA) na Faesa Campus Cariacica, conta com 24 alunos, sendo todos servidores da prefeitura. A falta de conhecimento técnicos e legais dos antigos funcionários foi o que levou a atual gestão a fechar a central em março e só reabrir agora.


“Agora temos embasamento legal no município para o desenvolvimento das ações na central de videomonitoramento. Com o curso, estes funcionários estarão aptos a dar suporte na identificação de irregularidades em alguns pontos da cidade”, comentou Juninho.


O prefeito disse também que as nove câmeras disponíveis no município ainda não são suficientes. Mas já existe um convênio com o Governo do Estado para que, dentro de seis meses, sejam disponibilizadas para Cariacica 104 câmeras. Com isso, a segurança dos moradores será mais que reforçada. Como complemento também foi anunciado por Juninho uma parceria com as câmeras da Faesa, que são duas. Dessa forma, a cidade terá 11 câmeras à disposição.


Câmeras para as escolas


O prefeito ressaltou que, a curto prazo, todas as escolas da rede municipal de Cariacica também receberão câmeras a fim de garantir aos estudantes e professores mais segurança. Essa ação e outras envolvendo escolas e creches foram definidas em reunião entre a secretaria municipal de Educação e o Fórum dos Diretores, na última segunda-feira (3).


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira