Coleta seletiva na Semset: secretaria também recolherá eletrônicos e óleo

Secretaria de Serviços e Trânsito é a primeira a realizar coleta seletiva na prefeitura.FOTO: Semco / Claudio Postay

Secretaria de Serviços e Trânsito é a primeira a realizar coleta seletiva na prefeitura.FOTO: Semco / Claudio Postay


A cidade mais limpa é tarefa de cada um. Pensando assim, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), deu largada para a implantação da coleta seletiva na prefeitura, lançando a coleta interna na Semset. Os funcionários da secretaria, agora, terão a missão de depositar o lixo seco, o lixo úmido e o papel descartados por eles em recipientes coletores separados.


Uma comissão formada por 14 servidores da secretaria ficará responsável pelo monitoramento da coleta e por incentivar os colegas a aderir ao novo modelo. Uma das integrantes do chamado “Time do Projeto de Coleta Seletiva Interna da Semset” é Laila Cristina de Oliveira, da gerência de Limpeza. Ela e demais integrantes da comissão receberam os três modelos de lixeiras que serão usadas em cada sala da secretaria para a separação do lixo.


A subsecretária da Semset, Lúcia Maria Freire, disse que é preciso avançar na coleta seletiva da cidade. “Não haveria dia melhor que o do Meio Ambiente para fazer isso”, comemorou. Com a separação, diversos materiais recicláveis podem ser reutilizados, gerando emprego e renda no município. A Associação de Catadores de Nova Canaã, a Flex Vida, receberá o que for produzido na Semset, fará a triagem e a venda do material reciclável para empresas interessadas.


seletiva2


 

A presidente da associação, Matília Maria de Lourdes Alves (de óculos), espera aumento nos lucros. “Começamos em 2001. Hoje, somos dez catadores. Já estamos recebendo o lixo reciclável do bairro Vila Capixaba, mas, quanto mais, melhor para o nosso grupo”, disse. A associação aceita doação de material reciclável. A Flex Vida fica na Avenida Canaã, número 76, no bairro Canaã. Interessados em fornecer lixo reciclável para a associação podem entrar em contato pelo telefone 8885-2637, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.


 

Lixo eletrônico e óleo de cozinha


A secretaria de Serviços e Trânsito também iniciou nesta quarta, a coleta de lixo eletrônico e de óleo de cozinha usado. A iniciativa tem a parceria de duas empresas que funcionam na Marca Ambiental, responsável pela coleta do lixo da cidade. Uma delas, a BioMarca, coletará o óleo de cozinha deixado na Semset, onde foi instalado um vasilhame de coleta, disponível a qualquer morador do município. A secretaria fica na rua Manoel Laurentino, s/n, no bairro Sotema. O telefone é o 3346-6427. O lixo eletrônico, também poderá ser deixado no mesmo endereço, sendo de responsabilidade da empresa Revertec o recolhimento para destinação e aproveitamento.


Segundo o representante da BioMarca, Humberto Martins, o trabalho de coleta de óleo é feito pela empresa desde 2009, com postos de coleta na Grande Vitória. Transformamos o óleo em produtos de limpeza, como sabão e detergente, e biodiesel”, explicou. Como forma de incentivo, a Semset sorteará produtos de limpeza entre os munícipes que levarem o óleo até lá.


Mais coleta seletiva


A coleta seletiva na Semset é a primeira ação da secretaria no calendário de aniversário da cidade, em junho. O município recolhe, em média, 10 mil toneladas de lixo sólido por mês. Aproximadamente 0,2% do material vai para reciclagem. Os bairros com coleta seletiva são Vila Capixaba, Sotelândia e Caramuru. A previsão é de ampliação para a região 1 do município, começando por Flexal I, Flexal II e Nova Canaã, a partir do dia 21 deste mês. Outros setores da prefeitura deverão adotar a coleta seletiva em breve, segundo o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima.


seletiva4


 

O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, esteve no evento, na Semset. Depois de plantar uma árvore, ele destacou a importância de avançar no destino adequado do lixo em Cariacica, envolvendo os poderes Executivo e Legislativo municipais e a iniciativa privada. Durante o evento, na Semset, também foi comemorado o aniversário dos servidores nascidos em maio.


 

 

- Saiba mais:


Coleta seletiva


Recicláveis: papel (jornal, revista, caderno, papelão); plástico (sacola, embalagem, plástico filme, copo descartável, garrafa PET); metal (lata, alumínio); vidro (garrafa, embalagem, copo); além de outros, como borracha e isopor.


Não recicláveis: restos de alimentos (restos de vegetais e frutas); papel higiênico; guardanapo; papel toalha; papel alumínio; papel de fax; carbono; etiqueta, papel fotográfico; fita crepe; folhagem; cinzas, CD, papel de bala e goma de mascar.


- Coleta de lixo eletrônico


O que será recebido:


Equipamentos de informática: caixas de som de microcomputador; computador (Switch) e desktop; estabilizador e modem; fonte; impressora; servidor; vídeo game; no break; drive (CD, disquete, etc.); roteador e monitor; placa de circuito; scanner e HD; teclado e mouse; notebook; além de outros periféricos de computador.


Equipamentos de telecomunicação: aparelhos de celular; aparelhos de fax; aparelhos de telefone fixo; carregador; centrais telefônicas; fios e cabos.


Onde deixar:


Semset – Rua Manoel Laurentino, s/n, bairro Sotema. Tel: 3346-6427


- Coleta de óleo de cozinha usado


Como proceder:


1 – Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar;
2 – Coloque o óleo a ser doado numa garrafa PET, utilizando funil e feche bem a tampa;
3 – Leve a garrafa tampada até o ponto de coleta da BioMarca


- Locais de coleta da BioMarca, em Cariacica:


- Semset – Rua Manoel Laurentino, s/n, bairro Sotema. Tel: 3346-6427
- Associação da Águia Branca – Rua Santa Fé, s/n, Vila Palestina. Tel: 3336-1385
- Politintas Campo Grande – Rua Luciano Lube, 5, Campo Grande. Tel: 3246-3200
- Comunidade São Paulo da Cruz – Rua Anchieta, 2, Vila Capixaba. Tel: 3343-5145



Dia Mundial do Meio Ambiente: Semset lança coleta seletiva e homenageia aniversariantes de maio


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:


Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Marcelo Pereira