Funcionários são capacitados para operar câmeras de videomonitoramento

Com uma duração de 40 horas, o curso deixa os participantes aptos a assumir a operação da central de videomonitoramento.FOTO: Semco / Claudio Postay

Com uma duração de 40 horas, o curso deixa os participantes aptos a assumir a operação da central de videomonitoramento.FOTO: Semco / Claudio Postay


Trinta servidores passam, esta semana, pelo “Curso de formação de operador de videomonitoramento”. Com uma duração de 40 horas, os participantes estarão aptos a assumir a operação da central de videomonitoramento de Cariacica, que atualmente conta com nove câmeras, já no próximo sábado (8). O curso acontece na unidade da Faesa no município. A empresa responsável pelas aulas é a Segurança e Vigilância Armada (SVA).


Entre os assuntos mais focados durante a capacitação estão: conhecimento de software e hardware; técnicas de operação; tirocínio policial e rádio comunicação; noções de Direito Penal; policiamento ostensivo geral; noções de Brigada de Incêndio e primeiros socorros.


Segundo um dos coordenadores do curso, Weleson Vieira de Souza, uma semana de capacitação já é suficiente para tornar os alunos capazes para pôr em prática o que aprenderam. “Ensinaremos noções técnicas e práticas. Mas, com o passar do ano, é necessário uma atualização pois temos que acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, que é constante”, frisou.


Na próxima sexta-feira (07), os formandos visitarão os locais onde as câmeras do município estão instaladas, a Central de Vídeomonitoramento de Vila Velha, a de Cariacica e também conhecerão de perto o trabalho do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).


O curso é ministrado pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Reinaldo Brezinski, cabo Alex Sandro Bertulani e o cabo e advogado Alexandro Gomes Oliveira, além do policial militar Marcos Antonio Garcia.



Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira