Dia Mundial do Meio Ambiente: secretaria de Serviços e Trânsito lança coleta seletiva

Semset: coleta seletiva de lixo também será estendida a outros setores da prefeitura.FOTO:  Divulgação

Semset: coleta seletiva de lixo também será estendida a outros setores da prefeitura.FOTO: Divulgação


No Dia Mundial do Meio Ambiente, a secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) fará o lançamento de sua coleta seletiva interna de lixo e do posto de recebimento de pilhas e baterias, nesta quarta-feira (5). Será na sede da Secretaria de Serviços e Trânsito, no bairro Sotema, a partir das 7h. Também serão assinadas parcerias com duas empresas que farão a coleta do lixo eletrônico e do óleo de cozinha usado produzidos no município. Haverá um café da manhã para recepcionar os participantes da solenidade e será comemorado o aniversário dos servidores nascidos no mês de maio.


A novidade na coleta do lixo na Semset é a primeira ação da secretaria no calendário de Aniversário da Cidade, em junho. Hoje, o município recolhe em média 10.000 toneladas de lixo sólido por mês. Aproximadamente 0,2% do material vai para reciclagem. Os bairros com coleta seletiva são Vila Capixaba, Sotelândia e Caramuru. A previsão é de ampliação para a região 1 do município, começando por Flexal I, Flexal II e Nova Canaã, a partir do dia 21 deste mês.


“Além do início da coleta seletiva interna na Semset, a ideia é estender o serviço para os outros setores da prefeitura, em breve”, adiantou o secretário, Wellinghton Nascimento de Lima. Segundo ele, nesta quarta-feira (5), também começará a coleta de óleo de cozinha usado e de lixo eletrônico.


Coleta de lixo em Cariacica


O município possui uma associação de catadores de materiais recicláveis, a Acamarp (Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha), criada em 2001. Natura Cosméticos, Águia Branca, Brasitalia, Ambev, Transilva e Elma Chips são parceiras do projeto. Doam materiais como cobre, alumínio, jornais, revistas, sacolas plásticas, garrafas pet, copos descartáveis e embalagens tetra PAC que, depois, viram renda para a comunidade.


Antes, a coleta dos materiais recicláveis era realizada diretamente no lixão, que ficava às margens da Rodovia do Contorno. Crianças e adultos mantinham contato direto com os resíduos. Atualmente, o grupo trabalha em um galpão cedido pela prefeitura, e também conta com o apoio do caminhão da empresa Marca Ambiental, responsável pela coleta de lixo da cidade. O projeto, que reúne 16 associados e recolhe de 27 a 35 toneladas de resíduos por mês, atua em parceria com o Cariacica Recicla, separando o lixo em resíduos secos e úmidos, fazendo a coleta seletiva, a reciclagem e a destinação correta desse material.


O Cariacica Recicla é mantido pela Prefeitura e funciona há mais de cinco anos com as parcerias importantes da Marca Ambiental, da Fundação Banco do Brasil e da ArcellorMittal. Além desses números, desde maio do último ano, o Cariacica Recicla, que é realizado nos bairros Vila Capixaba, Caramuru e Sotelândia, já retirou do lixo que seria aterrado 86 toneladas de lixo seco, que foram reciclados.


Números do lixo de Cariacica (média mensal):


- Lixo separado pela Acamarp: 27 a 35 toneladas/mês;
- Total de lixo coletado no município: 10.000 toneladas/mês (60% de lixo orgânico)


Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira