Cariacica aproxima usuários do Transcol dos serviços de saúde
Por Marketing, postado em 04/06/2013

No Terminal de Jardim América será possivel tomar vacina contra hepatite B, difteria, tétano e influenza.FOTO: Lucas Calazans
Os usuários do sistema Transcol em Cariacica terão mais informações sobre saúde e bem-estar durante o mês de aniversário da cidade. É que a secretaria municipal de Saúde faz um grande mutirão nesta quinta-feira (06), no Terminal de Jardim América.
Das 8h às 12h, quem passar por lá vai poder contar com os seguintes serviços: teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, com aconselhamento do Centro de Referência DST/Aids. Haverá ainda distribuição de material informativo sobre saúde do homem, da mulher e da criança. A intervenção se completa com vacinação contra hepatite B, difteria, tétano e influenza.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, explica que a intenção é aproximar as pessoas dos serviços da Prefeitura. “É importante na comemoração do aniversário da cidade estar perto da população. E nos terminais de ônibus, onde circula muita gente, é interessante ter essa atenção e esse carinho e oferecer esses serviços”.
Serviços que serão oferecidos no Terminal de Jardim América nesta quinta:
Teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, com aconselhamento e orientação do Centro de Referência em DST/Aids :
Qualquer pessoa acima de 15 anos pode fazer o teste, cujo resultado sai em 20 minutos. Em caso de resultado positivo o paciente é encaminhado ao Centro de Referência em DST/Aids para dar continuidade ao tratamento. Lá é oferecida a medicação. O aconselhamento consiste em conversa de profissionais da saúde com as pessoas que vão fazer o teste. Elas são realizadas antes e depois do mesmo, para orientar sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.
Distribuição de material informativo sobre saúde do homem, da mulher e da criança:
No terminal, os homens serão informados sobre câncer de próstata, hipertensão e diabetes, tabagismo, doenças respiratórias, por meio de panfletagem e orientação individual.
Já as mulheres receberão informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e sobre planejamento familiar. Lá também será feito o encaminhamento às unidades de saúde, onde a prefeitura disponibiliza o programa Saúde da Mulher, que oferece, entre outros serviços, exames de mamografia.
Também serão feitas orientações relativas aos cuidados com a saúde das crianças, tais como a necessidade da vacina, do teste do pezinho, e em relação à amamentação. Para esse público, a prefeitura disponibiliza o programa Saúde da Criança, com atendimento com pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e neuropediatra. As unidades de saúde de referência são: Bom Pastor, Campo Verde, Jardim América, Jardim Botânico, Sotelândia, Santana e Santa Fé. Essas informações também serão repassadas.
Vacinação contra hepatite B, difteria, tétano e influenza.
Quem pode se vacinar:
Hepatite B:
Voltada para pessoas de 0 até 49 anos.
Difteria e tétano (Dupla Adulto):
Pessoas acima de sete anos de idade.
Gripe:
O grupo prioritário para se vacinar são idosos com idade igual ou acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde que fazem atendimento às pessoas com influenza (gripe); indígenas; crianças a partir dos seis meses e menores que dois anos; gestantes e mães (até 45 dias depois do parto). Além desse público, é prioridade a vacinação dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.
Obs: A necessidade da imunização é analisada de acordo com o cartão de vacinação. Portanto, é necessário estar munido do mesmo.
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira