Mostra Semearte apresentará atividades culturais desenvolvidas por alunos com foco na cultura negra

Alunos do Semearte fazem apresentações culturais em três escolas de Cariacica.FOTO:Seme/Divulgação

Alunos do Semearte fazem apresentações culturais em três escolas de Cariacica.FOTO:Seme/Divulgação


A partir desta semana, alunos do projeto Semearte, administrado pela secretaria de Educação (Seme), farão apresentações temáticas culturais, com base na reflexão do tema central, que é o aniversário de 10 anos de implementação da Lei 10.639/03. A lei trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública, quanto na particular.


As apresentações serão feitas em escolas de Roda D’Água, Retiro Saudoso e Flor do Campo e inclui atividades como capoeira, maculelê, coral, dança e teatro. Segundo o coordenador do Semearte, João Vitta, as performances valorizam a diversidade entre os estudantes. Dessa forma, contribui para o respeito democrático das diferenças entre todos.


Em outro momento, a Seme ofertará aos docentes formação sobre a aplicação da lei e a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira no sistema escolar. A formação terá como base os modos de viver e a prática cotidiana escolar, analisando os diversos aspectos relativos à imagem do negro dentro do sistema de ensino público e privado na contemporaneidade, bem como a construção da identidade e suas representações dentro do processo de ensino aprendizagem.


Lei 10.639/03


A Lei 10.639 foi a primeira assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do seu mandato. Ficou estabelecida a inclusão no currículo oficial do estudo da história da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional. As disciplinas teriam como função o resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Também seria uma forma de reparar a injustiça histórica de apagar do ambiente escolar o respeito às tradições, expressões culturais e os costumes dos africanos.


Semearte


O projeto Semearte mistura arte e cultura dentro do ambiente escolar. Administrando atividades como teatro, música, dança e capoeira, o projeto comtempla os bairros Boa Sorte, Cruzeiro do Sul, Itapemirim, Mucuri, Novo Brasil, Padre Gabriel, Porto Belo II, Rio Marinho, São Geraldo, Vista Dourada e Vila Prudêncio. Não há limite de idade para participar do Semearte, basta estar cursando o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.


As atividades são desenvolvidas no período do contraturno das aulas nas escolas e contribuem para que as crianças descubram seus talentos e, ao mesmo tempo, tenham interação com outros alunos. O projeto atinge 2.500 alunos.


Serviço:


Mostra Semearte


05 de junho, às 10h: Escola de Campo e Estação de Ciências “Margarete Cruz Pereira”. Roda D’água.


12 de junho, às 8h e às 14h: Emef Antônio Coutinho de Oliveira. Rua Emilia Monjardim, Retiro Saudoso.


26 de junho, às 8h e às 14h: Emef Sebastião Rodrigues Sobrinho, Rua das Tulipas, Flor do Campo.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira