Mais um Creas será inaugurado em Cariacica

O novo Creas em Itacibá vai incrementar o atendimento da secretaria de Assistência Social na região.FOTO: Semco / Claudio Postay

O novo Creas em Itacibá vai incrementar o atendimento da secretaria de Assistência Social na região.FOTO: Semco / Claudio Postay


Cariacica ganha o seu segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas - Paefi). A inauguração é nesta quarta-feira (05), às 9h. Estarão presentes o prefeito, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, secretários municipais, representantes dos Conselhos Tutelares, dos Conselhos de Direitos, entre outras autoridades municipais e estaduais. O novo Creas funcionará na Rua Hugo da Silveira, nº 8, pavimento 1, no bairro Itacibá, atrás do Banestes.


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) consiste em uma unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e a famílias que tiveram seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.


O Creas de Itacibá contará com coordenador, assistentes sociais, assessor jurídico, psicólogos, educadores sociais, instrutores de oficinas, entre outros colaboradores, como porteiros, auxiliar de serviços gerais e motoristas. Com a inauguração, o município de Cariacica e os usuários da assistência social ganham em qualidade de atendimento das demandas de média complexidade na área social, pois as famílias que são das regiões próximas a Itacibá serão referenciadas no novo Creas, garantindo o fortalecimento dos vínculos comunitários e uma maior proximidade com o Sistema de Garantia de Direitos dessa região.


Foram utilizadas as divisões das Regiões dos Conselhos Tutelares como referência de divisão para as demandas, ficando então os bairros dos Conselhos Tutelares I e II referenciados ao Creas de Itacibá; e os bairros dos Conselhos Tutelares III e IV como referência do Creas de Campo Grande. Com a divisão das demandas por Creas, ocorre também a redução de demandas por técnicos, possibilitando um atendimento mais efetivo.


Informações Adicionais:


Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Marcelo Pereira