Cavaleiros e amazonas deram início às comemorações para celebrar os 123 anos de Cariacica

Cavaleiros de diversas cidades percorreram a zona rural de Cariacica nums integração entre lazer, turismo e conscientização ambiental.FOTO:Semco/Suhylla Rodrigues

Cavaleiros de diversas cidades percorreram a zona rural de Cariacica nums integração entre lazer, turismo e conscientização ambiental.FOTO:Semco/Suhylla Rodrigues


Ao som do berrante e em clima de confraternização e de alegria, mais de 100 cavaleiros e amazonas de Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Guarapari e Afonso Cláudio deram abertura as comemorações que celebram os 123 anos da cidade. A 1ª Cavalgada Ecológica de Cariacica partiu da Estância Vale do Moxuara, em Cariacica Sede, percorrendo a zona rural até a Estância São Jorge, no bairro Sabão, promovendo a integração dos participantes com as paisagens naturais da região. O evento foi na manhã deste domingo (02).


 

 

 

 

 

 

cavalo2


 

Paulo Sergio de Souza, Paulo Cigano, como é conhecido, veio de Vila Velha montado em seu cavalo. Foram 20 km percorridos para participar da Cavalgada. “Este evento é maravilhoso, pois resgata a cultura do sertanejo antigo. Cariacica, assim como outras cidades, começou nos lombos dos animais que transportavam alimentos. É emocionante participar deste momento”, conta.


 

 

cavalo4


 

Ao som do berrante, Cigano convocou seus colegas para o início da cavalgada. Antes de partir, todos tiraram o chapéu e rezaram o Pai-Nosso, para pedir bênçãos e proteção. A frente do percurso, cavaleiros empunhavam as bandeiras do Espírito Santo e do município de Cariacica.


 

 

 

Famílias


O encontro também reuniu famílias. É o caso de Francisco Junior, 32 anos, de Porto de Santana, em Cariacica. Ele veio com a esposa, Graziela Santos, o filho Tales Caetano, a cunhada, Greicilene de Souza e demais familiares e amigos. “Costumamos participar todos juntos. Apenas com a nossa família já conseguimos fazer uma grande cavalgada”, brinca.


A paixão por cavalos era um sentimento comum. Porém, a amazona Gilceane Martins Nogueira, 36 anos, de Vitória, tem um carinho especial. “Sempre gostei de cavalos, sou uma admiradora, apesar de não ter muita prática. E não gosto que maltratem os cavalos. Eu cuido do meu cavalo sem precisar bater nele”, explica.


Os diretores do Clube do Cavalo de Cariacica, Marcelo Grijó e Carlos Cesar Munhão, conduziram e deram ritmo ao galope. “Para o Clube do Cavalo, participar do evento, que abre as festividades do aniversário de Cariacica, foi prazeroso” afirma.
Quem acompanhou admirou, ainda, a performance, a beleza e a graciosidade das raças equinas urânio do conforto, soneto do conforto, entre outras.


Organização


A 1ª Cavalgada Ecológica de Cariacica foi promovida pela secretaria de Meio Ambiente (Semmam). O secretário de Meio Ambiente, Renan De Nardi De Crignis, lembrou que o evento aconteceu através da ação conjunta das demais secretarias do município. “Agradeço a parceria das secretarias. Nós não estamos divididos, mas em união. Agradeço aos cavaleiros e amazonas que abrilhantaram a cavalgada e a equipe da educação ambiental que colocou o coração nesse processo”, reforçou.


O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, esteve presente no evento e lembrou a importância da preservação e a valorização do meio rural. “As administrações, pública e privada, têm o compromisso de cuidar do meio ambiente, dos animais e dos mananciais. Vamos buscar parceria com o governo estadual para desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida do homem do campo”, planejou.


O proprietário da Estância Vale do Moxuara, Wilson Freitas, disse que ficou feliz pela cavalgada. “É gratificante contribuir com este evento. Esperamos que tenha sempre e estamos de portas abertas. É muito importante para valorizar o turismo local”, explica.


E em comemoração ao aniversário de 123 anos da cidade de Cariacica, a Semmam preparou um bolo para cantar os parabéns para a cidade. O evento prosseguiu com o almoço comunitário, oferecido pela comunidade católica do bairro Sabão. No cardápio, comida caseira e porções variadas de petiscos típicos da roça. A animação ficou por conta da banda Trem Caipira, que se apresentou com muita moda de viola. Os mais corajosos puderam se aventurar também num touro mecânico, e as crianças se divertiram no pula-pula.


Informações Adicionais:


Texto: Analine Izoton


Jornalista responsável: Marcelo Pereira