Alunos de Jardim América preparados para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Professor Sidney Lins da Silva é o criador do projeto COM, que prepara os alunos da EMEF Cerqueira Lima para a Olimpíada de Matemática.FOTO:Seme/Divulgação

Professor Sidney Lins da Silva é o criador do projeto COM, que prepara os alunos da EMEF Cerqueira Lima para a Olimpíada de Matemática.FOTO:Seme/Divulgação


Cerca de 700 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Cerqueira Lima, do bairro Jardim América, irão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação da primeira fase acontecerá nesta terça-feira (4). Para isso, os estudantes estão recebendo aulas preparatórias desde o mês de abril, aos sábados.


Para as aulas preparatórias, foi desenvolvido na escola o projeto “COM - Cerqueira nas Olimpíadas de Matemática”. Ele é ministrado pelo professor Sidney Lins da Silva, idealizador da ideia. A iniciativa foi aprovada pela secretaria de Educação (Seme), em março. O COM propõe aprimorar o raciocínio, principalmente em relação à resolução de problemas. E Sidney comentou ainda que, para os alunos mais interessados, ele mantém comunicação fora da escola via Facebook.


Segundo o professor, a escola já participou da competição outras vezes e conquistou bons resultados na rede pública. Mas há dois anos ficaram de fora por não haver mais uma preparação dos alunos. “Nossos estudantes estão bem empenhados este ano. Temos obtido bom desempenho nos simulados. Estamos entusiasmados e esperamos que o COM contribua para trazer o primeiro lugar para o município novamente”, frisou.


Olimpíada


Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.


A competição é realizada em duas fases. A primeira acontece no dia 4 de junho, com realização da prova nas unidades de ensino participantes. A segunda acontecerá no dia 14 de setembro e nesta fase participarão os 38 alunos classificados na etapa anterior.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira