Cavalgada Ecológica de Cariacica reúne mais de 100 cavaleiros e inicia as comemorações do aniversário da cidade
Por Marketing, postado em 01/06/2013

A Estância Vale do Moxuara é o ponto de partida da cavalgada marcada para este domingo (02).FOTO:Arquivo/Semco
A 1ª Cavalgada Ecológica de Cariacica, promovida pela secretaria de Meio Ambiente (Semmam), conta com 154 cavaleiros e amazonas. Eles estarão a postos para o percurso que acontece neste domingo (02). Para isso, 450 embalagens de material reciclável foram arrecadadas durante as inscrições.
O trajeto, que terá partida na Estância Vale do Moxuara, às 9h30, contará com paisagens naturais e a bela cachoeira de Maricará durante o passeio. Demais moradores também estão convidados a participar. O evento marca o início das comemorações de 123 anos de Cariacica.
Todo o material arrecadado no ato da inscrição, como garrafas pets e latinhas de alumínio, foi encaminhado para a Unidade de Triagem da Associação de Catadores de Material Reciclável da Grande Nova Rosa da Penha (Acamarp). A gerência de Saneamento Ambiental da Semmam, através do Projeto Cariacica Recicla, ficará responsável pela coleta e destinação final do material.
A concentração dos inscritos será às 8h30 na Estância Vale do Moxuara. Eles serão credenciados e receberão pulseira para identificação, camisa do evento e uma bolsa ecológica. Os participantes serão recebidos com uma mesa com frutas e haverá distribuição de água durante todo o percurso.
Percurso
Durante o percurso, que compreende desde a Estância Vale do Moxuara até a Estância São Jorge, no bairro Sabão, os cavaleiros e amazonas poderão fazer duas paradas de descanso para desfrutar da paisagem natural do município e dos produtos provenientes de produtores locais. A primeira parada, para uso de banheiros, será em Maricará, próxima a cachoeira.
A segunda parada, próxima a igreja católica de Cachoeirinha, contará com a exposição de produtos caseiros para serem vendidos. A Associação de Mulheres de Cachoeirinha e Sabão vai disponibilizar pão caseiro, brote (típico pão pomerano), doce de banana, macarrão de banana, biscoito de banana e cavaco (biscoito salgado). Trabalhos manuais também estarão à venda como tapetes, panos de prato e toalhas de mesa. Já o Grupo 7M, de Cachoeirinha, irá vender os derivados da banana como banana chips e passa, bombons e a farinha.
Chegada
A chegada da Cavalgada, na Estância São Jorge, está prevista para o meio-dia. E em comemoração ao aniversário de 123 anos da cidade de Cariacica, a Semmam organizou um ato simbólico que contará com o plantio de 123 mudas, feito pelos participantes.
Haverá um almoço comunitário, oferecido pela comunidade católica do bairro Sabão. Eles querem arrecadar fundos para a construção do templo. Os convites custam R$ 5. No cardápio, comida caseira e porções variadas de petiscos típicos da roça. E para animar o almoço, buscando valorizar a cultura local, a banda Trem Caipira vai se apresentar com muita roda de viola. Os mais corajosos poderão se aventurar também num touro mecânico.
Cavalgada
A cavalgada é voltada a todos os munícipes, ou seja, os residentes nas comunidades da região rural e urbana de Cariacica. Também irão participar cavaleiros e amazonas da Região Metropolitana de Vitória. A 1ª Cavalgada Ecológica de Cariacica está sendo promovida pela Semmam, em parceria com as secretarias de Governo (Semge), Comunicação (Semco), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Saúde (Semus), Serviços e Trânsito (Semset) e Agricultura (Semag).
Serviço:
1ª Cavalgada Ecológica de Cariacica
Dia: 2 de junho (domingo)
Concentração: às 8h30, na Estância Vale do Moxuara. Durante o percurso será feita distribuição de água.
Chegada: na Estância São Jorge, no bairro Sabão. Haverá almoço comunitário (ingresso a R$ 5) em apoio à comunidade católica local. Apresentação da banda Trem Caipira.
Informações: 3346-6391
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira