Prefeitura recebe representantes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
Por Marketing, postado em 29/05/2013

Os objetivos propostos pela Onu serão tema de um concurso a ser lançado no Palácio Anchieta nesta quarta (29).FOTO: Divulgação
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, recebeu na última terça-feira (28), no Palácio Municipal, o secretário executivo adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Luiz Faceio, a articuladora do movimento “Nós Podemos”, Fernanda Favoratto Martins, e o membro do núcleo da ODM no Espírito Santo, Telmo Lopes Sodré. Também estiveram presentes no encontro o secretário de governo, Rafael Simões, e a gerente de processos especiais da secretaria de Governo (Semge), Mariana di Cavalcantti Gomes.
De acordo com Mariana di Cavalcantti, os visitantes firmaram a parceria entre o Governo Federal, Banco do Brasil, Caixa e o Sebrae. “Juntos, eles irão fortalecer a atuação do município para que a cidade atinja os objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM)”.
No final do encontro, a comissão convidou o prefeito para participar do seminário de divulgação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que acontece nesta quarta-feira (29) no Palácio Anchieta. O evento é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por organizações da sociedade civil e de prefeituras que contribuam para o alcance dos oito objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Objetivos
Em 2000, a Organização das Nações Unidas (Onu), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os chamados Oito Objetivos do Milênio (ODM). O prazo é para que até 2015 os países cumpram com os objetivos. São eles: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e reenergizar as ações de todos os parceiros globais para a mudança.
Dentro de cada objetivo, os municípios devem traçar metas para melhorar seus indicadores. Essas metas são públicas e podem ser monitoradas, via internet, pela população por meio do site www.agendacompromissoodm.planejamento.gov.br.
Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira