Coral de Campo Grande conserva tradição da música italiana
Por Marketing, postado em 29/05/2013

Coro Joaquim Lovatti, de Campo Grande, vai se apresentar em missa de Corpus Christi, em Marechal Floriano.FOTO: Divulgação
Nesta quinta-feira (30), o Coro de Tradições Italianas Joaquim Lovatti, de Campo Grande, vai se apresentar durante a missa de Corpus Christi. A cerimônia acontece em Santa Maria de Marechal, na comunidade São José, em Marechal Floriano. O grupo tem apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
Comandado pelo maestro Max Coutinho Carvalho, o coral desenvolve um repertório em latim e italiano e é presença constante principalmente nas festas religiosas de Cariacica e também de outras cidades. Atualmente, conta com 26 integrantes, de idades variadas. Uma das cantoras, Neuza Santana dos Santos, explica que a tradição do canto em língua italiana transmite saudades da pátria deixada pelos antepassados. “É a forma que nós, da comunidade italiana, afirmamos nossa origem, tradição e amor pela nossa cultura”, afirma.
A história desses cantores começa em 27 de novembro de 1994, no I Encontro dos Descendentes de Italianos de Cariacica, festa organizada pela Associação de Moradores do Núcleo de Campo Grande. Nessa ocasião, recebeu o nome do seu idealizador, Joaquim Lovatti. A trajetória do grupo, nesses 18 anos, incluiu participação de encontros nacionais e internacionais. Entre as inúmeras participações em festivais estão o de Arraial do Cabo (RJ), em 2011, em Ouro Preto (MG), em 2012. Agora, o coral ensaia para se apresentar em Belo Horizonte (MG), representando Cariacica.
Informações Adicionais:
Texto: Ronise Souza
Jornalista responsável: Marcelo Pereira