Manhã a favor da vida saudável e do combate ao fumo no Centro de Especialidades

Quem chegou ao Centro Regional de Especialidades (CRE) de Cariacica, na manhã desta quarta feira (27), pôde contar com diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de (Semus). Entre eles, encaminhamento das pessoas que desejam parar de fumar ao Programa de Atenção à Pessoa Tabagista, avaliação física com dicas sobre alimentação e nutrição, aferição de pressão, medição da taxa de glicose, orientação sobre a saúde do homem, entre outros.  Ao todo, mais de 100 usuários do CRE usufruíram dos serviços.




cre

Claudio de Almeida resolveu se isncrever no programa da Prefeitrura a fim de parar de fumar


O morador de Itacibá e segurança do CRE, Claudio Iran de Almeida, 39 anos, aproveitou a oportunidade. Ele fuma há sete anos e já está consciente de que sua saúde, cada vez mais, está sendo comprometida. “Já estou gastando com tratamento odontológico, porque meus dentes escureceram, perdi o paladar, eu me viciei em café e me tornei sedentário. Sei que preciso mudar esse quadro e aproveitei para me inscrever no Programa de Atenção à Pessoa Tabagista”, avaliou. Por meio da iniciativa, ele vai receber apoio psicológico e medicação, se necessário, para parar de fumar.




acao cre 2

Kezia Uchoa fez avaliação física e recebeu orientação nutricional


Durante a prestação de serviços, a nutricionista Josy Venâncio, do Programa de Alimentação e Nutrição, pesou, mediu a altura e fez o cálculo do índice de massa corpórea da servidora pública, Kezia Rocha Rodrigues Uchoa, de 40 anos. “Chegamos à conclusão de que eu preciso emagrecer 3,5 kg e que tenho que melhorar a qualidade da minha alimentação”, comentou. A nutricionista reforçou que é preciso colocar as dicas em prática.




IMG_7856 copy

Wilson Marinho (esq.) e Edilson Pereira aferiram a pressão e mediram a taxa de glicose


O morador de Vitória, Wilson Marinho, 56, e o de Serra, Edilson Pereira da Silva, 46, aproveitaram para ver como estava a pressão arterial e a taxa de glicose. “Ter todos esses serviços dispostos no mesmo lugar, ao mesmo tempo, de forma gratuita, facilita a vida da gente”, avaliou Marinho. Os homens também receberam orientações referentes aos cuidados com a saúde e foram alertados sobre a importância de realizar os exames de rotina, entre outras dicas de prevenção, por meio do programa Saúde do Homem, fazendo referência à campanha Agosto Azul.