Crianças redescobrem parte da história do transporte em visita ao Museu Vale
Por Marketing, postado em 24/05/2013

Proposta interdisciplinar: alunos da Emef Arthur da Costa e Silva visitam Museu Vale.FOTO: Semco / Claudio Postay
Olhos vidrados e atentos. Muitas dúvidas, curiosidade e perguntas. Foi assim que a turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, do bairro Aparecida, reagiu ao conhecer o Museu Vale, em Vila Velha. A visita aconteceu na última quarta-feira (22). O acervo, que reúne inúmeros objetos antigos, fotos, ferramentas de trabalho dos ferroviários e a locomotiva a vapor, a Maria Fumaça, serviu para ensinar aos alunos um pouco da história econômica da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Em sala de aula, segundo a professora Edna Campos Naitcel, está sendo trabalhado com os alunos informações sobre transporte, englobando também a história da ferrovia, desde antigamente até hoje, além de sua importância para a economia. “Faremos redação e debate quando voltarmos para a escola. A intenção é despertar neles um diálogo entre o acervo ferroviário e o que eles estão vendo em sala de aula”, disse.
A professora de Filosofia e Ciências Sociais Auciléia Maretto ressaltou que é de grande importância poder sair da sala de aula com os alunos e estender o conhecimento para a prática. “Conhecer de perto um pouco da história do município deles é muito bom pois a maioria das crianças nem sai do próprio bairro”, declarou.
A pedagoga Penha Karla Bart, que acompanhou as professoras, salientou que os passeios têm uma proposta interdisciplinar e auxiliam os alunos na mostra cultural, prevista para acontecer em julho, na escola.
Descoberta alimentada à fornalha
A estudante Rayssa Pereira, de apenas 10 anos, ficou encantada com todo o acervo. Gostou muito do telefone antigo, mas o que despertou mesmo a curiosidade da pequena foi a locomotiva Maria Fumaça. “Como pode um trem que não tinha energia ser movido com a fumaça de madeiras queimadas? Muito legal”, disse ela.
Museu Vale
O Museu foi inaugurado em outubro de 1998 e revela pequenas instalações que dialogam através de um curioso acervo do universo ferroviário. Criada a partir de manifestações espontâneas de antigos funcionários da Vale que trabalhavam nos galpões de manutenção de máquinas e ferramentas da ferrovia, a exposição conta com trilhos, dormentes, pistões e molas. São elementos originários da ferrovia e servem de suporte para abrigar o acervo, registro da história centenária da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Um dos grandes focos do Museu Vale é o seu projeto educacional, que tem por objetivo incentivar crianças, adolescentes e jovens a usarem a criatividade e a imaginação a partir da vivência em atividades junto ao acervo e às mostras de arte contemporânea. Oferece aos estudantes de escolas públicas da Grande Vitória visitas guiadas com monitores que explicam a temática do Museu e das obras expostas.
Serviço
Museu Vale
Onde: Antiga Estação Pedro Nolasco, Argolas, Vila Velha.
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Entrada:gratuita.
Mais informações: 3333-2484 e www.museuvale.com
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira