Tic-tac do reaproveitamento: peças de motos e bicicletas se transformam em relógios

Vilson Barboza expõe sua arte no estande da Prefeitura de Cariacica montado na Expotur 2013.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Vilson Barboza expõe sua arte no estande da Prefeitura de Cariacica montado na Expotur 2013.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Conversando com um colega de profissão, em Belo Horizonte (MG), o artesão Vilson Barboza conheceu o desejo do mineiro de trabalhar, de alguma forma, com peças de bicicleta em produtos artesanais. Voltando ao Espírito Santo, Vilson decidiu comprar algumas peças usadas de bicicleta e de moto e logo definiu qual seria o produto da junção das sucatas: um relógio de parede. Suas criações estarão no estande da Prefeitura de Cariacica, montado na Expotur-ES 2013, maior feira de negócios em turismo do Espírito Santo e que abre nesta sexta-feira (24).


 

 

 

 

 

relogio2


 

Nas mãos do artesão, coroas, catracas, correntes de bicicletas e motos já se transformaram em mais de 50 relógios, em apenas dois anos. O primeiro produzido, que deu mais trabalho, ele guarda até hoje em sua casa. “E continua funcionando”, garante. Ele compra as peças usadas de oficinas e de catadores de sucata. Depois, limpa com querosene, anticorrosivos e sabão, para, então, pintá-las e montar os relógios.


 

 

“O primeiro é aquele em que se testa, é o protótipo. Com ele é que descobri o que era preciso para reproduzir outros depois. É aquela coisa, tirar do papel para o protótipo é bem difícil, da mesma forma como nas fantasias de carnaval”, conta, dizendo que cada solda era um teste e que, algumas vezes, precisou desfazer para montar de outra forma.


A comparação com as fantasias de carnaval vêm da experiência da sua outra paixão. Ele também é aderecista da escola de samba Independente de Boa Vista, de Cariacica.


Depois das bicicletas e motos, ele já experimentou uma frigideira, que também guarda consigo, e uma enxada. A peça estava sem uso. Ele a transformou em um relógio, que hoje é peça de decoração na casa do sogro, dono da enxada.


relogio3


 

 

“As pessoas não sabem dar valor às coisas antigas. Quando elas perdem a função para a qual foram feitas, podem se transformar em outras coisas, mas a maioria das pessoas não enxerga assim”, diz Vilson. As peças que levará para a exposição estão avaliadas entre R$ 50 e R$ 120.


 

 

Expotur


A Expotur-ES 2013, reunindo o 9º Salão do Turismo e o 4º Salão do Artesanato, divulga o turismo no Espírito Santo e fomenta o artesanato. Cariacica, além dos relógios feitos a partir de peças de bicicletas, apresenta outros produtos como cerâmica utilitária e decorativa, artesanatos de fibra de bananeira, matérias de sucata, flores e outros. Os produtores que participam fazem parte da Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac) e do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Mochuara/Trama, Cidade e Costumes Artes.


O evento é considerado a maior vitrine de turismo capixaba e ocorre de sexta-feira (24) a domingo (26), na Praça do Papa, em Vitória. Trata-se de uma grande oportunidade para os municípios exporem seus potenciais turísticos e produtos em vários segmentos. A expectativa em 2013 é receber 35 mil visitantes.


Serviço
Exportur 2013 – 9º Salão do Turismo e 4º Salão do Artesanato
Onde: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória
Quando: sexta-feira (24) e sábado (25): das 11h às 22h. Domingo (26): das 11h às 20h.
Entrada: gratuita.
Mais informações: www.expotur-es.com.br/2013


Informações Adicionais:
Texto:Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira