“Bolsão Patrimonial” promove troca de móveis e equipamentos entre secretarias e gerências
Por Marketing, postado em 23/05/2013
![Gerente de Patrimônio, João Monteiro, é um dos idealizadores do "Bolsão Patrimonial".FOTO: Semco / Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/bolsa1.jpg)
Gerente de Patrimônio, João Monteiro, é um dos idealizadores do "Bolsão Patrimonial".FOTO: Semco / Lucas Calazans
Uma cadeira a mais numa secretaria ou um computador em desuso numa gerência podem ser úteis em outros setores. Para promover e agilizar essa troca, a Gerência de Patrimônio da secretaria de Administração mantém, desde 2007, o projeto “Bolsão Patrimonial”. Idealizado pelo gerente de patrimônio, João Monteiro, e pelo assessor administrativo, Mário Jorge Chiesa, ele promove esse intercâmbio de materiais como móveis e equipamentos.
Monteiro explica que a ação evita despesas desnecessárias. “Conseguimos ganhar tempo e economizar com a redução de custo de compras dos bens patrimoniais, administrativos e operacionais possibilitando disponibilidade de verbas do orçamento, que podem ser direcionadas a outras aplicações”, declara. Além disso, ele lembra que o programa garante uma vida útil maior para esses equipamentos. “Do contrário, poderiam ficar indisponíveis até mesmo para futuros leilões”, destaca.
Reparos
Além de promover essa troca, o “Bolsão Patrimonial” faz manutenção e reparos nos materiais e equipamentos como cadeiras, mesas e ventiladores. Mas não vai parar por aí. A ideia é, futuramente, aproveitar alguns componentes dos equipamentos de alto custo (principalmente eletrônicos) para recuperação e reparos de outras máquinas.
Com o apoio da secretária de Administração, Elisângela Melo, o setor de Patrimônio está buscando um local apropriado para fazer os reparos nos bens móveis. “Antes não tínhamos um suporte necessário. Agora, com a nova gestão, adquirimos uma caminhonete para o transporte dos materiais, máquina de solda, alicate e chave de fenda. Mas, ainda precisamos de mão de obra para o serviço”, explica João Monteiro. Atualmente, a sala do bolsão guarda três armários, 10 cadeiras, duas calculadoras e três ventiladores.
Contato
Os servidores podem colaborar com o projeto, verificando se em seu ambiente de trabalho existem materiais em desuso, ocupando espaço e sem utilização, e entrar em contato com a equipe de patrimônio. O gerente aconselha procurar o bolsão antes de solicitar a compra do material desejado. Pode ser que o objeto de desejo esteja disponível lá.
Os interessados também podem solicitar a reserva dos móveis e equipamentos através de correspondência interna (CI). Há um banco de dados para o controle do serviço prestado. O serviço deve ser solicitado ao coordenador de bens móveis, Fábio Ferreira Moronari através do 3346-6185.
Serviço:
Projeto Bolsão Patrimonial
Onde: Gerência de Patrimônio (sala 18) no Palácio Municipal
Contato: 3346-6185
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira