Espaços para esporte e lazer, Cariacica terá cinco "Praças Saudáveis"

O prefeito Juninho acompanhou o lançamento do convênio no Palácio Anchieta.FOTO: Semco / Lucas Calazans

O prefeito Juninho acompanhou o lançamento do convênio no Palácio Anchieta.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Cariacica receberá cinco das 20 Praças Saudáveis destinadas à região metropolitana da Grande Vitória. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (21), durante o lançamento do projeto “Praça Saudável”, do Governo do Estado. A reunião cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de diversos prefeitos, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Vandinho Leite, e do governador do Estado, Renato Casagrande.


Presente na cerimônia, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, disse que a ideia é levar as praças para locais com números negativos quanto à segurança e ao desenvolvimento social. Facilidade para construção também será levada em consideração. “Nossos esforços estão voltados para a agilidade de garantir esses convênios. Portanto, a maior facilidade de liberação da área e grau de necessidade das comunidades foram os parâmetros que usamos para definir estes pontos”, afirmou.


A Praça Saudável é um projeto do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que disponibilizará 45 equipamentos, divididos pelos municípios capixabas. Dessas, 20 serão destinadas aos municípios da Grande Vitória e as demais espalhadas pelas outras regiões.


O governador Renato Casagrande comemorou o anúncio do início do projeto, que tem previsão de término para 2014. Ele orientou aos prefeitos a utilizarem os equipamentos como instrumento de promoção da qualidade de vida e segurança para os mais necessitados.


“Sempre que puderem, levem esses aparelhos públicos para as comunidades mais necessitadas. Investimento em segurança é investir em policiamento, mas também é investimento em políticas de inclusão”, afirmou.


As unidades que Cariacica receberá ainda não têm definidos os formatos. Existem três tamanhos padrão, com plantas de 1.500m², 2.000m² e 2.500m². Em todos estão previstos os mesmos equipamentos: núcleo de orientação, quadra oficial de areia, iluminação, equipamentos para exercícios livres, paisagismo, calçada para caminhada, área de convivência, recreação e lazer. Os aparelhos de carga elevada, com levantamento de pesos, só poderão ser utilizados com acompanhamento de um profissional formado em Educação Física.


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira