Apicultor agroecológico de Cariacica produz quase uma tonelada de mel por ano
Por Marketing, postado em 22/05/2013

Único produtor agroecológico de mel de Cariacica, Alonso está em busca de sua certificação.FOTO: Arquivo pessoal
O mel sempre foi utilizado como alimento, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais". E foi assim, por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, que surgiu a apicultura. Hoje, dia 22 de maio, é comemorado o dia do apicultor, profissão que, com muito jeitinho, ajuda a adoçar nossas vidas.
Nesta tarefa de “domesticar” as abelhas, está o apicultor José Alonso Rodrigues, morador de Roda D´água, possui uma propriedade em Boa Vista, onde produz o mel. Único produtor agroecológico deste produto em Cariacica, e com uma produção anual de 800 quilos, Alonso, como prefere ser chamado, vem há 30 anos se atualizando para obter um mel de qualidade e que ofereça propriedades saudáveis para o consumo.
Naturalista desde quando começou a cuidar de colmeias, Alonso aprendeu o gosto pela vida saudável e sempre procurou não usar agrotóxicos em sua propriedade, na qual, no início de tudo, zelava pelo bem estar de sua família e, hoje, pela vida dos consumidores. Seu mercado de comercialização do mel agroecológico é bem amplo, o produto é vendido para toda a região metropolitana, nas feiras do município, além de supermercados e farmácias locais.
Certificação orgânica
Atualmente, além da produção de mel, o produtor rural cuida de uma pequena plantação de hortaliças e já caminha para a certificação orgânica tanto do mel quanto da horta verde. Sua propriedade está, neste momento, passando pelo Plano de Manejo Orgânico, administrado pela secretaria de Agricultura (Semag), quando é feito um acompanhamento técnico dos agricultores que estão em processo de certificação orgânica para análise da propriedade e dos produtos que cada um oferece.
A certificação de Alonso garantirá uma credibilidade maior ao seu produto. “Eu já sou naturalista e, no que diz respeito à alimentação orgânica, como já não uso defensivos agrícolas, o selo irá me ajudar a ganhar mais confiança dos consumidores, agregar mais renda e, é claro, oferecer um produto de mais qualidade para a população”, comenta.
Mel
A formação do mel está intimamente relacionada ao processo de polinização das flores através da atração aromática exercida por elas. Dentre os insetos atraídos pelas flores, as abelhas geralmente preferem flores de aromas agradáveis ao ser humano.
Esse rico alimento produzido pelas abelhas contém vitaminas do complexo B e minerais, entre eles, cálcio, magnésio, zinco e potássio. Assim, para quem não consegue abrir mão de sentir o sabor doce em chás e sucos, o mel é uma escolha mais adequada do que o açúcar e os adoçantes artificiais.
Além do mel, ainda é possível obter diversos produtos na apicultura, como o pólen apícola, a geleia real, a cera, entre outros. Além da produção e comercialização de rainhas e, em alguns casos, de enxames e crias.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira