Profissionais americanos em intercâmbio do Rotary Club conhecem a realidade de Cariacica

Representantes do Rotary e um grupo de americanos conversaram com o prefeito Juninho sobre os desafios para a cidade.FOTO: Semco / Claudio Postay

Representantes do Rotary e um grupo de americanos conversaram com o prefeito Juninho sobre os desafios para a cidade.FOTO: Semco / Claudio Postay


Um quinteto de profissionais norte-americanos visitou a cidade de Cariacica durante toda a segunda-feira (20), dentro de um programa de intercâmbio organizado pelo Rotary International. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, que é rotariano, recebeu o grupo ao final da tarde em seu gabinete. A jornalista Mary Koester, o aposentado Jack Wides, o projetista e instalador solar Aur Beck, o tecnólogo David Kelley e a mestra em Língua Inglesa Kathryn Mutchnick trocaram ideias e impressões sobre a realidade que estão presenciando e fizeram comparações. Eles moram numa região próxima a cidade de Illinois, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, estão hospedados em casas de família na Grande Vitória. Porém, nenhum está em Cariacica.


A conversa teve auxílio do representante da entidade, Lino Krohling, que atuou como intérprete. “Esse programa de intercambistas já existe há mais de 30 anos. O Rotary convida profissionais de várias áreas e os manda para outros países. Em 2012, nós mandamos grupos para Estados Unidos e Inglaterra. Agora, eles estão retribuindo a visita”, explicou. Os viajantes conhecem o funcionamento do Rotary local e também ficam cientes das realidades de suas profissões no país visitado.


Juninho destacou que Cariacica é uma cidade que, apesar dos problemas de estrutura, tem um grande potencial para atrair investimentos diferenciados. “Isto é a nossa intenção para que possamos combater com sucesso as desigualdades sociais”, frisou. Ele disse que a nova administração está estruturando o município em itens que são fundamentais e que ficaram em segundo plano ao longo de décadas . “Principalmente no que se refere à regularização fundiária e padronização de endereços”, aponta. O prefeito lembrou ainda de um ponto de primeira necessidade: a saúde. “Estamos batalhando para ampliar a rede de atendimento pois é uma de nossas maiores demandas em nossa cidade”, expôs. “Meu desejo é vocês encontrarem uma cidade melhor na próxima visita”, planejou.


Os americanos lembraram que sua região, apesar de estar no país mais rico do mundo, enfrenta problemas. Eles citaram o aumento do desemprego, fechamento de indústrias e a violência urbana, tudo reflexo da crise financeira internacional que começou em 2009. Destacaram também a simpatia e a hospitalidade dos brasileiros, especialmente dos cariaciquenses.
Juninho presenteou os americanos com CDs do grupo Moxuara. Também não deixou de falar sobre o congo de máscaras, uma das maiores manifestações folclóricas da cidade.



Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira