Palácio Municipal recebe placa que simboliza compromissos com os Objetivos do Milênio
Por Analine Izoton, postado em 27/08/2014
Fotos Semco
Reafirmar o comprometimento da gestão municipal com as estratégias em prol da redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população. Esse objetivo será simbolizado pela placa de identificação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que será afixada pelo prefeito Geraldo Luzia Junior, nesta quinta-feira (27). O evento acontecerá às 14h30, no Palácio Municipal. ODM é o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugere oito ações para aumentar a qualidade de vida da população até 2015.
Segundo a gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), Mariana Di Cavalcanti, a placa é uma forma de identificar que a administração contribui e está empenhada em alcançar os oitos objetivos do milênio, além de divulgar o programa ao público.
Além do trabalho já desenvolvido pela administração municipal, o ODM também propõe um esforço coletivo entre a sociedade civil organizada, empresas, os Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário e os cidadãos para o alcance das metas. Este trabalho é articulado pelo Núcleo Municipal do ODM que também acompanha a execução das atividades na cidade.
Participação popular
Mariana Di Cavalcanti, lembra que o município é destaque na implementação do ODM em relação às demais cidades do Estado. “Além de ser a primeira cidade a aderir os compromissos dos ODM, estamos empenhados na mobilização da sociedade civil, do setor empresarial, das instituições de um modo geral para participarem do núcleo e colaborarem com as ações, também estamos na articulação de atividades inovadoras para motivar a participação popular e atingir as metas”, avaliou.
Um dos projetos propostos pelo núcleo foi o programa Cozinha Brasil, uma capacitação onde especialistas orientam comunidades a aderirem a uma alimentação de alto valor nutricional de baixo custo. Os cursos foram ofertados, preferencialmente, para os beneficiários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Outra iniciativa é o I Concurso de Desenho que visa a mobilizar a sociedade civil e estimular a participação das instituições privadas.
As empresas colaboradoras dos projetos são: o Multilift Logística; o Supermercado OK; a Lube Distribuidora; a Imobiliária Universal; a Nova Transportes LTDA; centro de ensino FISK; a papelaria Berger e a Marca Ambiental. Esta, inclusive, é a representante do setor privado no núcleo o ODM.
Administração pública
Muitas atividades que o município já realiza contemplam os oito Objetivos do Milênio. Um exemplo é a economia solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur). O projeto trabalha um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Além de incentivar que os participantes se associem e se pauta na produção que tenta conciliar sustentabilidade ambiental. Uma alternativa de geração de trabalho e renda uma resposta favorável à inclusão social.
Também há iniciativas na área da educação, do meio ambiente, da
![objetivosodm](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/objetivosodm.jpg)